Cisto no fígado

publicidade

O cisto no fígado é uma bolha no fígado, normalmente preenchida por líquido, muito frequente em indivíduos adultos e é detectado durante exames de rotina.

Geralmente, o cisto no fígado é simples e não provoca qualquer tipo de complicação. Porém, em alguns casos, o cisto no fígado pode ser grave e perigoso, já que pode ser sinal de doença maligna.

O cisto no fígado tem cura na maioria dos casos e o tratamento deve ser feito por um médico hepatologista após diagnóstico da causa.

O que pode ser cisto no fígado

O cisto no fígado pode ser classificado da seguinte forma:

  • Cisto simples: tipo mais comum de cisto que, frequentemente, apresenta tamanho menor que 5 cm e que pode não provocar sintomas.Geralmente não provoca complicações e, por isso, não necessita de tratamento na maioria dos casos.
  • Cisto hidático: provocado por parasitas, como o equinococo, que se transmitem pela comida e água e que causam nódulos no fígado que ao crescerem podem desenvolver sintomas. Normalmente o seu tratamento é feito com cirurgia;
  • Cisto neoplásico: tipo mais raro de cisto no fígado que pode ser benigno ou maligno, como cistoadenoma ou cistoadenocarcinoma. Geralmente são múltiplos e de grande tamanho, criando sintomas.

O diagnóstico de cisto no fígado pode ser feito por um hepatologista após exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Sintomas de cisto no fígado

Os sintomas de cisto no fígado podem incluir:

  • Dor abdominal;
  • Pele amarelada;
  • Perda de peso ou anorexia;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Cansaço.

Associados ao sintomas de cisto no fígado podem surgir outros sinais, como o aumento do volume da barriga e a insuficiência cardíaca.

Tratamento para cisto no fígado

O tratamento para cisto no fígado depende do seu tipo e da sua causa, porém, no caso de cisto simples podem ser utilizados remédios que ajudam o organismo a reabsorver os nódulos do fígado.

Já no caso de cistos simples de grande tamanho ou que provocam sintomas é recomendado o uso de cirurgia para retirada dos cistos. Assim, quando há suspeita de malignidade o cirurgião pode coletar uma amostra do líquido e fazer uma biópsia após a cirurgia.

No caso de cisto de fígado grave, pode ser necessário retirar uma parte do fígado ou fazer transplante do órgão, a fim de curar a doença.

Causas de cisto no fígado

As principais causas de cisto no fígado incluem:

  • Parasitoses;
  • Trauma;
  • Doenças genética;
  • Tumorais

Em alguns casos não é possível identificar as causas de cisto no fígado.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 01/08/2014 Última atualização da página: 30/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.