Cãibras na Gravidez

PUBLICIDADE

Ter cãibras na gravidez é normal, podendo aliviar a dor massageando o músculo dolorido, mas as cãibras podem ser evitadas com uma alimentação adequada rica em alimentos, como a castanha-do-pará ou sucos de frutas.

As cãibras na gravidez surgem principalmente no dedão do pé e na panturrilha (batata da perna), porque as cãibras podem ocorrer pela pressão do útero sobre os nervos que vão até as pernas mas algumas grávidas sentem cãibras na barriga e até mesmo na virilha, pois as cãibras também podem acontecer por existir falta no organismo de minerais como o cálcio, o magnésio ou o potássio, por exemplo.

Como aliviar cãibras na gravidez

Para aliviar as cãibras na gravidez, logo no momento em que elas acontecem, deve-se alongar o músculo no sentido em que está ocorrendo a cãibra, ajudando o corpo a realizar o movimento da cãibra.

Logo após a cãibra é importante fazer alongamentos, massagear o músculo e colocar uma compressa de água morna na zona dolorida.

Veja outras dicas para aliviar as cãibras em: Como tratar as cãibras da gravidez.

Como evitar cãibra na gravidez

Para evitar cãibras na gravidez é fundamental beber muita água, cerca de 1,5 a 2 litros por dia e fazer uma alimentação rica em alimentos com cálcio, potássio e magnésio. Alguns desses alimentos são:

  • Abacate, suco de laranja, banana;
  • Leite, brócolis;
  • Sementes de abóbora, amêndoa, avelã, castanha-do-pará.

Apesar desses alimentos serem ricos em minerais que ajudam a evitar as cãibras, pode ser necessário tomar suplementos ricos nesses minerais, que só devem ser tomados pela grávida quando indicados pelo médico.

Para saber mais assista a este vídeo:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE