Alzheimer

publicidade

O mal de Alzheimer é a forma mais comum de demência, onde ocorre morte das células do cérebro de forma progressiva e irreversível, gerando sintomas como perda de memória, dificuldade em falar e até incapacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia.

O Alzheimer ainda não tem cura e seu tratamento é feito de forma a controlar os sintomas da doença, pois ainda não se sabe totalmente as causas da doença.

Causas do Alzheimer

As causas do Alzheimer ainda não foram totalmente esclarecidas, porém, pode estar associado ao acumulo de duas proteínas no cérebro chamadas tau e beta-amilóide que intoxicam este órgão ou devido à diminuição da acetilcolina no cérebro. Alguns fatores que podem influenciar o desenvolvimento do Alzheimer incluem:

  • Idade avançada, principalmente após os 65 anos;
  • Colesterol alto;
  • Diabetes;
  • Intoxicação alimentar;

Outras causas inclui a interação medicamentosa, infecções e traumatismo craniano, por exemplo. Embora a doença afete principalmente idosos ela pode afetar indivíduos mais jovens sendo caracterizada como Alzheimer precoce. Leia também: Alzheimer Precoce.

Sintomas do Alzheimer

O Alzheimer manifesta-se através de esquecimentos constantes de acontecimentos recentes e vai piorando com o passar do tempo.

Progressivamente, ocorre dificuldade em falar, diminuindo o vocabulário, dificuldade na coordenação motora e ao movimentar-se, além de poder ocorrer irritabilidade, agressividade ou mesmo distúrbios do sono.

Na fase final da doença ocorre dependência total de familiares para realizar todo tipo de tarefa, perda da fala, apatia e incontinência urinária e fecal, além de dificuldade em reconhecer amigos e familiares e a si próprio.

Estes sintomas podem manifestar-se em indivíduos jovens mas são mais comuns em idosos. Leia mais em: Sintomas de Alzheimer.

Diagnóstico do Alzheimer

O diagnóstico do Alzheimer é feito pelo médico neurologista após excluir as chances de outras doenças, sendo realizados exames como:

  • Exame de sangue;
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância magnética;
  • Exame do liquor;
  • Testes de memória;
  • Testes de orientação espacial;
  • Testes cognitivos.

Ao associar os resultados dos exames com a sintomatologia do indivíduo o médico poderá chegar ao diagnóstico da doença e depois indicar o tratamento.

Tratamento para Alzheimer

O tratamento para o Alzheimer é feito para diminuir os sintomas da doença e inclui o uso de remédios como rivastigmina, donepezila, galantemina ou memantina que devem ser tomados todos os dias, além de usar medicamentos para a ansiedade, dificuldade em dormir ou depressão.

Além dos medicamentos, para evitar e promover a capacidade intelectual é fundamental que o paciente faça fisioterapia, e que tenha apoio de um psicólogo e faça terapia ocupacional. Saiba mais em: Tratamento para Alzheimer.

Fisioterapia para Alzheimer

A fisioterapia também é útil no tratamento do Alzheimer pois ela ajuda a melhorar a função motora e respiratória. Com a fisioterapia indivíduo deverá passar a movimentar-se melhor, evitando ficar muito tempo sentado ou deitado, o que diminui a formação de escaras, e a atividade física proporcionada pela fisioterapia melhora a circulação e o funcionamento intestinal diminuindo até as crises de agitação e de agressividade comuns nestes pacientes. Saiba mais em: Fisioterapia para Alzheimer.

Alzheimer precoce

O Alzheimer é considerado precoce quando é diagnosticado antes dos 65 anos de idade e, neste caso há um forte traço genético e hereditário e o indivíduo começa a apresentar sintomas como perda progressiva da memória recente, como esquecer as chaves ou esquecer para onde estava indo.

Há casos de indivíduos que começaram a apresentar os primeiros sinais de Alzheimer aos 30 anos mas o diagnóstico da doença só foi feito 10 anos depois quando a doença já estava mais avançada. Leia mais em: Alzheimer Precoce.

Veja como prevenir a doença de Alzheimer em: 6 Dicas para Prevenção do Alzheimer. 

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade