Alzheimer é hereditário?

Atualizado em novembro 2022

O Alzheimer, normalmente, não é hereditário, mas existe uma forma conhecida como doença de Alzheimer familiar, que pode afetar diferentes gerações da mesma família. Porém, esta forma de Alzheimer representa menos de 0.5% dos casos e pode levar ao desenvolvimento de sintomas mais cedo.

Mesmo quando existe um ou mais casos de Alzheimer na família, isso não significa que o restante dos membros irão desenvolver a doença. Além disso, o risco de desenvolver Alzheimer também é influenciado pelo histórico de saúde da pessoa, sendo maior em caso de AVC, depressão e tabagismo, por exemplo.

Embora seja raro, em caso de suspeita de uma forma familiar de Alzheimer, principalmente se a pessoa for jovem, é importante consultar um neurologista. Nestes casos, testes genéticos podem ser indicados para confirmar o diagnóstico. Confira o que é a doença de Alzheimer precoce. 

Imagem ilustrativa número 1

O que causa Alzheimer

O Alzheimer é causado pelo acúmulo anormal de alguns tipos de proteína no cérebro, que  acontece especialmente quando existem alterações genéticas que favorecem o seu desenvolvimento. No entanto, sozinhas, estas alterações normalmente não causam a doença. Seu surgimento também é influenciado pelo histórico de saúde de cada pessoa.  

O risco de Alzheimer é maior em caso de traumatismo craniano, devido a acidentes ou pancadas na cabeça, por exemplo, depressão, problemas do coração, AVC, tabagismo e histórico familiar de demência.

Teste online para Alzheimer

Se você suspeita de Alzheimer, faça o teste a seguir e conheça o seu risco:

Como prevenir o surgimento de Alzheimer

Para prevenir o surgimento do Alzheimer é importante manter o cérebro ativo e manter um estilo de vida saudável. Assim, é recomendado:

  • Fazer atividades que estimulam o cérebro, como aprender outra língua, tocar instrumentos musicais, jogar xadrez ou ler, por exemplo;
  • Ter uma alimentação saudável, evitando alimentos fritos ou ricos em gorduras, dando preferência para carne branca, peixes com ômega 3, frutas e vegetais;
  • Manter a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue controlados, evitando comer alimentos muito salgados ou doces;
  • Fazer exercício físico 30 minutos por dia 3 a 4 vezes por semana, como caminhar, correr, dançar ou nadar;
  • Dormir no mínimo 8 horas por noite e evitar o excesso de estresse durante o dia;
  • Sair com os amigos ou participar de atividades em grupo, pelo menos, 2 vezes por semana.

Estas dicas são especialmente importantes para pessoas que têm histórico familiar de Alzheimer ou que possuem genes que aumentam o risco de desenvolvimento da doença. Entenda melhor o que é Alzheimer e as suas causas.

Vídeos relacionados