Vitamina B12: para que serve, alimentos (e porque está alta ou baixa)

Atualizado em fevereiro 2024

A vitamina B12, ou cobalamina, é um nutriente essencial para a formação das células sanguíneas, prevenindo a anemia megaloblástica, uma doença que é causada pela deficiência de vitamina B12.

Além disso, a vitamina B12 também é fundamental para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso central, e para o metabolismo das proteínas e dos carboidratos dos alimentos, ajudando a manter uma boa disposição física e mental.

A vitamina B12 é encontrada em alimentos de origem animal, como ovos, leite, fígado, peixe e frango. Além disso, também pode ser encontrada em alimentos fortificados ou suplementos, na forma de cápsulas, comprimidos, gotas ou injetável, que são indicados somente em casos de deficiência. Veja mais alimentos ricos em vitamina B12.

Assista ao vídeo a seguir e entenda melhor para que serve e onde encontrar a vitamina B12:

youtube image - VITAMINA B12: para que serve, sintomas de falta, onde encontrar na natureza e suplementação

Para que serve a vitamina B12

​A vitamina B12 ajuda no desempenho de algumas funções no organismo, incluindo:

1. Manter a saúde do coração

A vitamina B12 ajuda a manter a saúde do coração, uma vez que níveis adequados desse nutriente no organismo pode impedir o aumento dos níveis de homocisteína no sangue, um aminoácido que, em grandes quantidades podem causar alterações nos vasos sanguíneos, favorecendo o surgimento de doenças como AVC, trombose ou infarto, por exemplo.

Leia também: Homocisteína: o que é, quando fazer o exame e o que significa alta e baixa tuasaude.com/homocisteina

2. Evitar a anemia megaloblástica

Por atuar na regulação da formação das células sanguíneas, a vitamina B12 ajuda a evitar a anemia megaloblástica, um tipo de anemia em que a medula óssea produz hemácias maiores que o normal e diminuição do tamanho dos glóbulos brancos e das plaquetas. Entenda melhor o que é a anemia megaloblástica.

3. Manter a saúde dos neurônios

A vitamina B12 ajuda a manter a saúde dos neurônios, porque participa na manutenção das funções das células do sistema nervoso central, além de equilibrar os níveis de homocisteína no organismo, um aminoácido que, em grandes quantidades, está relacionado com maiores ocorrências de doença de Alzheimer, demência e declínio cognitivo.

4. Atuar na formação do DNA

A vitamina B12, junto com a vitamina B9, atua na formação do material genético (DNA e RNA), e na expressão de genes, sendo fundamental para a produção de proteínas, o desenvolvimento e funcionamento do organismo, e na determinação das características físicas e fisiológicas.

Alimentos ricos em vitamina B12

A vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como leite e derivados, carne vermelha, fígado, frango, peixes, frutos do mar e ovos. Veja uma lista com os principais alimentos ricos em vitamina B12.

Apesar de não conterem naturalmente a vitamina B12, alguns alimentos de origem vegetal, como cereais matinais, leites vegetais e levedo de cerveja, podem ser enriquecidos com essa vitamina, sendo opções interessantes para quem segue um estilo de alimentação vegetariana.

Quantidade diária recomendada

A quantidade de ingestão recomendada de vitamina B12 varia de acordo com a idade, como indicado na tabela a seguir:

Idade

Ingestão diária recomendada (mcg)

De 0 a 6 meses

0,4 mcg

De 6 a 12 meses

0,5 mcg

De 1 a 3 anos

0,9 mcg

De 4 a 8 anos

1,2 mcg

De 9 a 13 anos

1,8 mcg

Homens e mulheres de 14 anos em diante

2,4 mcg

Além disso, mulheres grávidas precisam consumir 2,6 mcg de vitamina B12 por dia. Já a ingestão diária recomendada para mulheres que amamentam é de 2,8 mcg de vitamina B12.

Exame de vitamina B12

O exame de vitamina B12 é normalmente indicado como rotina, sendo considerado normal quando a concentração de vitamina B12 no sangue é entre 210,0 e 911,0 pg/ mL. O valor de referência da vitamina B12 pode variar sutilmente de um laboratório para outro, pois diferentes métodos de detecção e equipamentos podem ser usados para fazer o exame.

1. Vitamina B12 alta

A vitamina B12 é considerada alta quando é verificada concentração dessa vitamina acima de 911,0 pg/ mL de sangue. A vitamina B12 alta no organismo é uma condição muito rara, pois o corpo normalmente elimina o excesso dessa vitamina pela urina ou suor, mesmo durante o consumo de suplementos com altas doses dessa vitamina.

No entanto, o aumento dos níveis de vitamina B12 no organismo, pode indicar a presença de algumas doenças, como cirrose, hepatite, policitemia vera ou alguns tipos de câncer, como a leucemia mieloide crônica. Nestes casos, é aconselhado consultar um médico para identificar a causa da vitamina B12 alta e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

2. Vitamina B12 baixa

A vitamina B12 é considerada baixa quando a concentração da vitamina é menor que 210,0 pg/ mL. As principais causas de vitamina B12 baixa são:

  • Alimentação pobre em alimentos ricos em vitamina B12, como carne, peixe, ovos ou laticínios;
  • Anemia perniciosa, devido à diminuição da produção de fator intrínseco, que é fundamental para a absorção da vitamina B12;
  • Idade mais avançada;
  • Cirurgia de redução de estômago ou intestino;
  • Doença de Crohn;
  • Doença celíaca.

Além disso, o uso de medicamentos que bloqueiam ou neutralizam a produção de ácidos no estômago, ou que diminuem a produção de bactérias benéficas no estômago e intestino, como omeprazol e antibióticos, também pode diminuir os níveis de vitamina B12, podendo causar sintomas como dormência nas mãos e pés e dor de cabeça. Conheça outros sintomas e veja como tratar a vitamina B12 baixa.

Quando tomar suplementos de vitamina B12

Os suplementos de vitamina B12 podem ser indicados quando a ingestão de alimentos fonte dessa vitamina é baixa, como no caso de pessoas que seguem o estilo de alimentação vegetariana, ou em situações onde o organismo não consegue absorver a vitamina, como em casos de cirurgia bariátrica, doença de Crohn e doença celíaca.

A suplementação com a vitamina B12 na forma de suplementos orais ou líquidos, ou injetável deve ser sempre prescrita por um médico ou nutricionista, após a avaliação dos níveis dessa vitamina no organismo, que é feita através de um exame de sangue ou urina.

Vídeos relacionados