Alimentos ricos em vitamina D

PUBLICIDADE

As principais fontes alimentares de vitamina D são os peixes e frutos do mar, como o salmão, o carapau ou os mariscos. A Vitamina D favorece a absorção do cálcio, sendo importante também para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar o raquitismo.

Os indivíduos com maior propensão a desenvolver doenças relacionadas à falta de vitamina D, como fraqueza nod ossos e nos dentes, são os bebês prematuros, crianças e os idosos, quando não têm uma boa alimentação e não pegam sol com frequência.

PUBLICIDADE

Um adulto saudável precisa consumir, em média, 5 microgramas por dia de Vitamina D e garantir uma exposição à luz solar de 20 minutos por dia, sem o uso de protetor solar.

Alimentos ricos em vitamina DAlimentos ricos em vitamina D
Outros alimentos ricos em vitamina DOutros alimentos ricos em vitamina D

Tabela de alimentos ricos em vitamina D

Os alimentos ricos em vitamina D são especialmente de origem animal, como se pode verificar na tabela.

Alimentos ricos em vitamina DPorçãoQuantidade de vitamina DEnergia
Óleo de fígado de bacalhau13,5 g34 mcg118 calorias
Salmão cozido28 g3,5 mcg76 calorias
Ostras cruas100 g8 mcg81 calorias
Arenque fresco28 g6,6 mcg64 calorias
Leite Ninho fortificado26 g1,8 mcg130 calorias
Ovo cozido50 g0,6578 calorias
Fígado de galinha84 g1,1 mcg115 calorias
Sardinhas enlatadas28 g2,1 mcg83 calorias

Os laticínios são especialmente importantes porque são alimentos ricos em vitamina D e cálcio, que são dois nutrientes fundamentais para a saúde dos ossos. Saiba como diminuir o risco de osteoporose.

Funções e importância da vitamina D

A principal função da vitamina D é facilitar a absorção do cálcio, diminuindo o risco de doenças ósseas e cardíacas. Por isso, ter boas quantidade de vitamina D no sangue é de suma importância para a saúde. A vitamina D ainda:

  • Ajuda a emagrecer
  • Ajuda no crescimento
  • Fortalece dentes e ossos
  • Ajuda na hipertrofia
  • Diminui a acne
  • Melhora a fertilidade

A vitamina D é produzida pela pele quando o indivíduo fica diretamente exposto ao sol, sem usar nenhum tipo de protetor solar. Essa exposição deve ser diária e deve ocorrer no início da manhã, antes das 10h ou no final da tarde, após as 16h, para evitar os efeitos nocivos dos raios ultravioletas.

Mas, para garantir a quantidade necessária de vitamina D no organismo, o indivíduo deve consumir alimentos ricos em vitamina D com frequência, mas em casos de deficiência pode ser necessário tomar suplementos de vitamina D.

Veja também:

PUBLICIDADE