O que fazer para melhorar o resultado do IMC

Os valores ideais do IMC de um adulto varia entre 18,5 e 24,9, e valores acima destes indicam excesso de peso ou obesidade enquanto que valores abaixo desses, pode indicar magreza ou desnutrição. Para calcular o Índice de Massa Corporal você pode utilizar a nossa calculadora online.

Se o seu resultado não é o ideal veja o que você pode fazer para atingir esse objetivo.

O que fazer quando está acima do ideal

Se o resultado do IMC estiver acima do ideal e você não é uma pessoa muito musculosa, nem atleta, isso pode indicar que é preciso emagrecer, eliminando o acúmulo de gordura.

Para isso deve-se comer somente alimentos ricos em vitaminas e minerais, tendo o cuidado de diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura, como massa folheada, bolos e biscoitos recheados, salgadinhos e churrasco, por exemplo.

Para que os resultados sejam alcançados ainda mais rápido é aconselhado fazer exercícios para aumentar o gasto calórico e aumentar o metabolismo. Recorrer a chás e suplementos naturais pode ser um estímulo à mais para emagrecer de forma saudável, sem ter que passar fome. Alguns exemplos são chá de hibisco ou chá de gengibre com canela, mas um nutricionista poderá indicar outros que sejam mais adequados à sua necessidade.

O que fazer para melhorar o resultado do IMC

Em caso de obesidade, remédios para emagrecer como a Sibutramina, ou até mesmo cirurgias para emagrecer, como a cirurgia bariátrica, podem ser indicadas. No entanto elas também devem ser acompanhadas de uma dieta alimentar rigorosa e exercícios, dentro do possível.

O que fazer quando está abaixo do ideal

Se o resultado do IMC estiver abaixo do ideal, o que se deve fazer é aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais, evitando fazer muitos esforços para que o corpo possa absorver melhor as calorias ingeridas, distribuindo-as pelo corpo.

É importante que as pessoas com IMC muito baixo se esforcem para comer uma maior quantidade de alimentos de boa qualidade várias vezes ao dia, mas sem cair no erro de comer alimentos ricos em gordura. Pizza, frituras, cachorro quente e hambúrguer não são os melhores alimentos para quem precisa aumentar o peso de forma saudável, porque este tipo de gordura pode se acumular no interior das artérias, aumentando o risco de doença cardíaca.

O que fazer para melhorar o resultado do IMC

Por vezes a falta de apetite pode estar ligada a alguma doença física ou emocional e um médico poderá indicar que exames deve fazer para identificar a causa do baixo peso. Quando o stress e a ansiedade estão presente o acompanhamento de um psicólogo pode ser de grande ajuda.

Quando calcular o IMC de novo

Após 1 mês do início dessa nova maneira de se alimentar e de se manter ativo é recomendado verificar o resultado do esforço para diminuir ou aumentar o peso.

Normalmente pessoas que nunca cuidaram da alimentação, nem fizeram exercícios, tem mais facilidade para perder peso, mas quando o objetivo é aumentar o peso de forma saudável o processo pode ser mais demorado.

O importante é saber que é preciso manter o foco e a persistência, sem desanimar no caminho porque estar dentro do peso ideal não é só uma questão de estética, mas uma questão de saúde e qualidade de vida.

Além do IMC, também é importante saber o resultado da relação cintura-quadril para avaliar o risco de ter doenças cardiovasculares, como diabetes e infarto. Veja como calcular aqui.

Mais sobre este assunto: