Valores ideais do IMC

publicidade

Os valores ideais do IMC variam de acordo com o peso e a altura do indivíduo e, por isso, ajudam a identificar a presença de obesidade, quando se está muito acima do valor ideal de IMC, ou desnutrição, quando se está abaixo do valor ideal de IMC.

O IMC pode ser calculado tanto para o adulto, como para a criança entre os 2 e os 20 anos, no entanto, o IMC infantil deve ser avaliado de forma diferente, tendo em atenção o processo de desenvolvimento da criança. Saiba como calcular IMC infatil.

Porém, caso o indivíduo esteja tentando avaliar a quantidade de gordura corporal acumulada, deve ainda avaliar a circunferência abdominal e a adiposidade, utilizando um equipamento próprio chamado de goniômetro.

Como calcular o IMC

Para calcular o IMC é necessário dividir o peso atual do indivíduo, em Kg, pela altura ao quadrado, em metros, como mostra a imagem da esquerda:

O exemplo acima mostra o cálculo do IMC de um adulto com 1,72 m de altura e 72,3 Kg de peso, resultando num valor de 24,5 Kg/m2.

No caso do adulto, deve-se pegar no resultado do IMC e comparar com a tabela de valores ideias de IMC, de acordo com o Ministério da Saúde.

Tabela de valores ideais de IMC para o adulto

Valor do IMCCategoria de Peso
Inferior a 18,5 Kg/m2Baixo Peso ou Desnutrição
Entre 18,5 e 24,9 Kg/m2Normal
Entre 25,0 a 29,9 Kg/m2Excesso de Peso
Acima de 30,0 Kg/m2Obesidade

Utilizando o exemplo do adulto com IMC de 24,5 Kg/m2, ele estará dentro da área verde, ou seja, dentro do seu peso ideal.

Quando o indivíduo está fora do seu valor de peso e IMC ideal, deve consultar um nutricionista para iniciar uma dieta adaptada às suas necessidades, de forma a aumentar ou diminuir de peso. Além disso, também deve consultar um professor de educação física para iniciar um plano de exercícios adequado.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 14/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.