IMC: o que é, como calcular (e tabela de resultados)

Evidência científica

O IMC, ou Índice de Massa Corporal, é uma ferramenta usada por profissionais da saúde para estimar a quantidade de gordura corporal a partir da avaliação da relação entre peso e altura. O IMC serve como uma avaliação inicial para verificar se a pessoa está no peso adequado ou se está acima ou abaixo do peso ideal.

Apesar de ser uma ferramenta prática e muito comum, o IMC não é considerado a forma mais exata de avaliar o peso, já que não leva em consideração a proporção entre músculo e gordura, a distribuição de gordura no corpo e o condicionamento físico da pessoa. Por isso, os resultados do IMC devem ser interpretados com precaução e sempre com o acompanhamento de um profissional.

No caso de pessoas com muita massa muscular, como os atletas, o IMC pode não refletir o seu estado geral de saúde. Nesses casos, é recomendado o uso de outras técnicas mais precisas, como a bioimpedância e antropometria, pois permitem uma avaliação mais completa da composição corporal.

Imagem ilustrativa número 3

Como calcular o IMC

O cálculo do IMC é feito usando a seguinte fórmula: peso (kg) ÷ (altura x altura) (m).

Para calcular o IMC, deve-se:

  • Pesar a pessoa e anotar o peso em kg;
  • Medir a altura em metros;
  • Elevar a altura ao quadrado, ou seja, multiplicar por ela mesma;
  • Dividir o peso pela altura ao quadrado;
  • Classificar o resultado do IMC a partir do valor obtido. De forma geral, quanto maior for o IMC, maior a quantidade de gordura corporal.

Mas você também pode saber se está dentro do peso ideal utilizando a nossa calculadora online de IMC:

Erro
anos
Erro
cm
Erro
kg
Erro

Qual o IMC normal?

O IMC é considerado normal quando o valor está entre 18,5 e 24,9 kg/m².

Tabela de IMC

A tabela a seguir indica a classificação dos valores de IMC, de acordo com a Organização Mundial da Saúde:

IMC (kg/m²) Classificação
Menor que 18,5 Baixo peso
De 18,5 a 24,9 Peso normal
De 25 a 29,9 Sobrepeso
De 30 a 34,9 Obesidade grau I
De 35 a 39.9 Obesidade grau II
Igual ou maior que 40 Obesidade grau III

Quando se está abaixo do peso ideal, deve-se aumentar a ingestão de calorias e nutrientes para que o corpo tenha o que necessita para o seu bom funcionamento.

Já quem está acima do peso ideal deve consumir menos calorias e praticar atividades físicas para eliminar os estoques de gordura, que aumentam o risco de obesidade e doenças cardíacas. Saiba quantas calorias deve ingerir por dia para alcançar o peso ideal.

Como melhorar o resultado do IMC

Quando o resultado do IMC não é o ideal, existem alguns cuidados que podem ajudar a atingir o valor ideal:

1. O que fazer para baixar o IMC

Quando o IMC está acima do valor ideal e a pessoa não é muito musculosa e nem pratica atividade física com regularidade, pode ser indicada a perda de peso, principalmente a perda de gordura corporal.

Para isso, é fundamental seguir uma alimentação equilibrada, priorizando o consumo de frutas e vegetais e limitando o consumo de alimentos industrializados e altos em gorduras, como massa folhada, bolos, biscoitos ou bolachas recheadas e snacks.

Leia também: Dieta para Emagrecer: o que comer, evitar (e cardápio) tuasaude.com/dieta-para-emagrecer

Para obter melhores resultados, é recomendado praticar atividade física regularmente, já que ajuda a aumentar o gasto calórico e a acelerar o metabolismo.

2. Como aumentar o IMC

Para aumentar o IMC de forma saudável, é importante consumir mais calorias do que as que são gastadas, dando preferência a alimentos nutritivos, como frutos secos, produtos lácteos integrais, abacate, ovos e legumes.

É recomendado fazer entre cinco a seis refeições por dia e acrescentar alguns ingredientes mais calóricos, como queijo e fontes de gorduras saudáveis. Além disso, é indicado realizar exercícios de força para promover o ganho de massa muscular e estimular o apetite.

Leia também: Como engordar de forma saudável (com cardápio) tuasaude.com/dieta-para-engordar

É importante que o nutricionista estabeleça o plano alimentar mais adequado, que deve ser elaborado após avaliação detalhada da pessoa.

Quando não calcular o IMC

Apesar do IMC ser muito usado para verificar se a pessoa está acima do peso ou não, este método possui algumas falhas. Por isso, recomenda-se que além do IMC, sejam usados outros meios para verificar se a pessoa está realmente acima ou abaixo do peso ideal, como a medição da prega de gordura, por exemplo.

Assim, o IMC não é recomendado para avaliar o peso ideal nas seguintes situações:

  • Atletas e pessoas muito musculosas: porque não leva em consideração o peso dos músculos. Nesse caso a medida do pescoço é uma melhor opção;
  • Idosos: porque não leva em consideração a redução natural dos músculos nessas idades;
  • Durante a gravidez: porque não leva em consideração o crescimento do bebê.

Além disso, o IMC é contraindicado em caso de desnutrição, ascite, edemas e em pessoas acamadas.

Por isso, o ideal é sempre consultar o nutricionista, para fazer pessoalmente todos os cálculos necessários para avaliar o peso e, se necessário, indicar um plano alimentar personalizado, tendo em conta o estado de saúde geral de cada pessoa.

Porque é importante estar dentro do peso ideal?

É importante estar dentro do peso ideal porque o peso certo está intimamente ligado ao estado de saúde geral da pessoa.

Ter um pequeno acumulo de gordura no corpo é importante, pois a gordura é ajuda a manter a temperatura do corpo, atua na formação de hormônios e na absorção de nutrientes.  Já o excesso de gordura corporal se acumula no fígado, na cintura e dentro das artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando o risco de doenças cardíacas.

Por isso, estar dentro do peso ideal é fundamental para manter a saúde, prevenir o surgimento de doenças e melhorar a qualidade de vida.

Vídeos relacionados

BIOIMPEDÂNCIA: o que é e como funciona

03:57 | 531.312 visualizações