Vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTPa): como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em abril 2024

A vacina DTPa é indicada para prevenir difteria, tétano e coqueluche sendo necessário 4 doses para que o bebê fique protegido, e evitar infecções respiratórias graves ou o desenvolvimento de espasmos musculares, febre e rigidez muscular causados pelo tétano.

Esta vacina, também é conhecida como tríplice bacteriana acelular, faz parte do calendário de vacinação do bebê e crianças até os 7 anos, podendo também ser tomada durante a gravidez ou por profissionais que trabalham em clínicas e hospitais ou pessoas que convivem com bebês com menos de 2 anos.

Leia também: Calendário de vacinação do bebê 2024: do nascimento aos 4 anos tuasaude.com/calendario-de-vacinacao-do-bebe

A vacina contra difteria, tétano e coqueluche pode ser aplicada no braço ou coxa, por um enfermeiro ou médico, no posto de saúde ou em clínicas particulares de vacinação.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A vacina DTPa é indicada para prevenir três tipos de doenças graves, que são:

  • Difteria, que causa inflamação e lesões das vias respiratórias superiores;
  • Tétano, que pode causar espasmos musculares, febre e rigidez muscular;
  • Coqueluche, também conhecida como pertussis, que causa infecção respiratória e tosse seca e contínua.

Essa vacina é um tipo de vacina acelular e inativada, que contém toxoides tetânicos e diftéricos e cinco antígenos purificados da bactéria Bordetella pertussis, capazes de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos, sem causar essas doenças.

Quem deve tomar

A vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTPa) deve ser tomada por:

  • Bebês, a partir dos 2 meses de idade;
  • Crianças até os 7 anos;
  • Adolescentes ou adultos;
  • Gestantes.

Além disso, essa vacina pode ser tomada por todas as pessoas que têm contato com bebês até 2 anos, o que inclui profissionais de saúde, cuidadores, familiares e os pais.

A vacinação dos adultos que terão contato próximo com o bebê é importante porque a coqueluche é uma doença grave, que leva a morte, principalmente em bebês com menos de 6 meses de vida, que são sempre infectados por pessoas próximas.

É importante tomar esta vacina porque nem sempre a coqueluche apresenta sintomas, e por isso a pessoa pode estar contaminada e não saber.

Como tomar

A vacina DTPa é aplicada através de uma injeção no músculo, sendo necessário tomar as doses da seguinte forma:

Dose Idade
1ª dose 2 meses de idade
2ª dose 4 meses de idade
3ª dose 6 meses de idade
1º reforço 15 aos 18 meses
2º reforço 4 aos 6 anos, que pode ser feita com a vacina DTPa-VIP, que além de proteger contra difteria, tétano e coqueluche, também protege contra a poliomielite (paralisia infantil)

Profissionais de saúde que atuam nas maternidades e UTI neonatal também devem receber 1 dose da vacina com reforço a cada 10 anos.

Leia também: Calendário de vacinação de 4 a 19 anos (2024) tuasaude.com/calendario-de-vacinacao-dos-4-aos-10-anos

Para crianças com menos de 1 ano de idade, a vacina DTPa deve ser aplicada no músculo da coxa. A partir de 1 ano de idade, a aplicação pode ser feita no músculo deltoide do braço.

Esta vacina pode ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas do calendário de vacinação infantil, porém é necessário usar seringas separadas e escolher diferentes locais de aplicação.

Vacinação na gravidez

A vacina DTPa é indicada para ser tomada na gravidez da seguinte forma:

  • Grávida com vacinação completa na infância: 1 dose a partir da 20ª semana de gestação;
  • Grávida com vacinação incompleta e que tomou 1 dose de vacina com componente antitetânico: 1 dose da vacina dT e 1 dose da vacina DTPa. A vacina DTPA pode ser tomada a partir da 20ª semana de gravidez, e deve-se dar um intervalo de pelo menos 1 mês entre essas vacinas;
  • Grávida com vacinação incompleta e que tomou 2 doses de vacina com componente antitetânico: 1 dose de DTPa a partir da 20ª semana de gestação;
  • Grávidas não vacinadas ou com histórico de vacinação desconhecido: 2 doses da vacina dT e 1 dose da vacina DTPa que pode ser tomada a partir da 20ª semana de gravidez. Deve-se dar um intervalo de pelo menos 1 mês entre essas vacinas.

É importante a gestante tomar a vacina contra tétano, difteria e coqueluche porque estimula o organismo da mulher a produzir anticorpos, que depois passam para o bebê através da placenta, protegendo-o.

A vacina DTPa é gratuita, pois faz parte do calendário básico de vacinação da da gestante.

Leia também: Vacinas para gestante: quais tomar e quais evitar tuasaude.com/gravida-pode-tomar-vacina

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da vacina DTPa são dor, vermelhidão e formação de nódulo no local da injeção, durante as primeiras 24 a 48 horas.

Além disso, pode ocorrer febre, irritabilidade, sonolência, perda do apetite, vômito, choro, palidez ou convulsões.

Para aliviar estes sintomas pode ser aplicado gelo sobre o local da vacina, assim como se podem usar remédios antipiréticos, como o paracetamol, de acordo com a orientação do médico.

Quando não deve tomar

A vacina DTPa contra difteria, tétano e coqueluche não deve ser tomada por pessoas com histórico de encefalopatia, dentro de 7 dias após uma dose anterior de vacina que tenha o componente pertussis.

Essa vacina também não deve ser tomada por pessoas que tenha problemas neurológicos progressivos, como encefalopatia progressiva, epilepsia ou espasmos infantis.

A vacina DTPA é contraindicada para em caso de alergia aos componentes da vacina ou reação anafilática a doses anteriores.

Nos casos de febre aguda, a vacinação com a DTPA deve ser adiada.