Vacina do tétano

publicidade

A vacina do tétano, também conhecida como vacina antitetânica, serve para prevenir complicações causadas pelo tétano e está inserida no plano de vacinação, sendo gratuita.

Normalmente a vacina do tétano é dividida em 3 doses e a primeira deve ser tomada durante a infância, a segunda, 1 mês depois da primeira e a terceira, 6 meses após a segunda. Depois disso, a vacina deve ser reforçada a cada 10 anos.

Após ferimento com alto risco de tétano em indivíduos que tomaram a vacina há mais de 5 anos, é recomendado fazer uma nova dose da vacina. Já nos indivíduos que nunca fizeram a vacinação, devem ser feitas as 3 doses iniciais.

Reações da vacina do tétano

As reações da vacina do tétano incluem:

  • Dor e vermelhidão no local da injeção;
  • Nódulo na pele;
  • Sonolência;
  • Febre nas primeiras 72 horas.

Para reduzir os sintomas da vacina do tétano o indivíduo pode tomar Paracetamol nos primeiros 3 dias.

Vacina do tétano na gravidez

A vacina do tétano na gravidez é segura e deve ser feita, principalmente, na gestante que nunca foi vacinada, pois ajuda a produzir anticorpos que serão transmitidos para o feto, evitando casos de tétano neonatal.

Assim, a mulher que nunca foi vacinada contra o tétano deve fazer as 3 doses da vacina do tétano na gestação, até 2 semanas antes do parto, para ter tempo de produzir anticorpos.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 02/09/2014 Última atualização da página: 03/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.