Tratamentos para engravidar

publicidade

Existem diversos tipos de tratamentos para engravidar; os mais comuns são a indução da ovulação, a inseminação artificial e a fertilização in vitro.

Estes tratamentos são indicados para casais que não conseguem engravidar sozinhos após 1 ano de tentativa, mas é importante saber quando cada um deles é indicado. Confira:

Indução da ovulação

A indução da ovulação é conhecida entre as mulheres por engordar, porque pode ser um efeito colateral do medicamento usado para engravidar, em algumas mulheres.

A indução da ovulação funciona da seguinte forma: a mulher deverá tomar algum medicamento para engravidar, como o Clomid, por exemplo, que irá promover a ovulação. No 3º dia da menstruação, a mulher deverá realizar um ultrassom transvaginal para que o médico possa calcular quando deverá ser o seu período fértil e, assim, dizer quando é que o casal deverá ter o coito programado, que são relações sexuais para engravidar.

Este tratamento é indicado para mulheres que não ovulam ou que tenham um período fértil muito irregular, como ocorre no caso da síndrome dos ovários policísticos.

Inseminação artificial

A inseminação artificial é um tipo de tratamento para engravidar no qual os médicos deverão separar alguns espermatozoides do homem e colocá-los diretamente no útero da mulher, por meio de uma agulha muito fina.

Para aumentar as chances de gravidez, a mulher deverá tomar alguns medicamentos à base de progesterona durante alguns dias, antes e depois da inseminação.

A inseminação artificial é indicada para casos nos quais o homem possui poucos espermatozoides ou quando estes não são muito ágeis. Outra indicação é no caso da mulher ser portadora de uma alteração chamada muco cervical hostil, que não permite a entrada dos espermatozoides dentro do útero.

Fertilização in vitro

A fertilização in vitro é uma técnica onde os médicos retiram óvulos da mulher e espermatozoides do homem e fazem a introdução do espermatozoide dentro do óvulo em laboratório e depois colocam o embrião dentro do útero da mulher.

Após este processo, a mulher deverá tomar alguns medicamentos e, após alguns dias, deverá realizar um ultrassom pélvico ou um teste de gravidez, para saber se está grávida ou não.

Além destes, existem outras opções de tratamentos para engravidar. Cabe ao médico decidir qual é o mais indicado para o casal, após realizar todos os exames que confirmem quais são as dificuldades do casal em ter filhos, isto é, se o problema é da mulher, do homem ou de ambos.

Links Úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 05/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.