Como fazer o Teste de Ovulação

O teste de ovulação que se compra na farmácia é um bom método para engravidar mais rápido, pois ele indica quando a mulher está no seu período fértil. Alguns exemplos de teste de ovulação de farmácia são o Confirme e o Bioeasy, que utilizam uma pequena quantidade de saliva ou urina, tendo uma confiabilidade de 98%. 

Os testes de ovulação também podem ser chamados de teste de fertilidade feminina e são totalmente higiênicos e muito fáceis de utilizar, ajudando a mulher a mulher a entender quando é o seu período fértil. 

Teste de ovulação através da urinaTeste de ovulação através da urina

Como usar o teste de ovulação da farmácia

Para usar o teste de ovulação da farmácia pela saliva basta molhar o bastão, que é parecido com um batom, em um pouquinho de saliva e o resultado pode ser visto logo a seguir. O bastão contém um dispositivo que muda de cor quando a mulher está ovulando ou próxima do período de ovular.

Se o teste for concebido para utilização da urina, basta molhar a pipeta em um pouquinho de urina e observar as alterações de cores que ocorrem. Deve-se observar no folheto indicativo do teste a cor que corresponde ao período fértil.

Existem também os testes de ovulação digitais, que indicam se a mulher está ou não no período fértil através do aparecimento no ecrã de uma carinha feliz. Geralmente, uma caixa contém 5 testes que devem ser utilizados um de cada vez, sem reaproveitamento.

Teste Ovulação digitalTeste Ovulação digital

Preço do teste de ovulação da farmácia

O preço do teste de ovulação da farmácia variava entre R$ 23 e 38, em maio de 2012, no Rio de Janeiro.

Teste de ovulação caseiro

O teste de ovulação caseiro consiste em introduzir a ponta do dedo indicador na vagina e retirar uma pequena quantidade de muco. Ao esfregar este muco na ponta do dedo polegar, deve-se observar a cor e a sua consistência.

A mulher estará no seu período fértil se este muco vaginal for transparente e fluido, sendo pouco pegajoso, parecido com a clara do ovo.

Veja também:

Mais sobre este assunto: