Principais causas e tratamentos da Infertilidade na mulher

Além da idade avançada, as principais causas de infertilidade na mulher estão ligadas principalmente a defeitos na estrutura do útero ou dos ovários, como o útero septado e a endometriose, e a alterações hormonais, como excesso de testosterona no corpo.

O tratamento para engravidar deve ser orientado pelo ginecologista e é realizado de acordo com a causa do problema, podendo-se utilizar medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos, injeções de hormônios ou cirurgia.

7 causas comuns da infertilidade feminina

As 7 causas mais comuns de infertilidade na mulher são:

Causas de infertilidade na mulherCausas de infertilidade na mulher

1. Ovários policísticos

A presença de ovários policísticos faz com que a menstruação seja irregular e com que a liberação do óvulo no período fértil não ocorra, não permitindo a gravidez.

O tratamento dessa doença é feito com a utilização de remédios com hormônios que estimulam a ovulação, como o Clomifeno, corrigindo o problema e aumentando as chances de a mulher engravidar naturalmente.

2. Menopausa precoce

A menopausa precoce acontece quando mulheres com menos de 40 anos não conseguem mais produzir óvulos, podendo ser causada por alterações genéticas ou tratamentos de quimioterapia, por exemplo.

O tratamento para a menopausa precoce também é feito através do uso de remédios com hormônios para estimular a ovulação, além de ser necessário praticar atividade física diariamente e ter uma alimentação rica em fibras, soja, frutas e vegetais.

3. Alterações na tireoide

Alterações na tireoide fazem com que ocorra um desequilíbrio hormonal no organismo, interferindo no ciclo menstrual da mulher. Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem ser facilmente tratados com medicamentos para regular a função da tireoide e favorecer a gravidez.

4. Obstrução nas trompas uterinas

A obstrução nas trompas uterinas, chamada de salpingite, impede a gravidez porque não permite o encontro do óvulo e do espermatozoide para formar o embrião. Ela pode atingir uma ou as duas trompas, e seu tratamento pode ser feito através de cirurgia para desobstruir a trompa afetada ou através do uso de medicamentos para estimular a ovulação.

5. Endometriose

A endometriose é caracterizada pelo crescimento anormal do endométrio, que é a parede interna do útero, podendo atingir as trompas, os ovários e outros órgãos, como o intestino.

O tratamento é feito através de remédios como o Zoladex, que controlam a progressão da doença, ou por meio de cirurgia para corrigir as alterações nos órgãos afetados.

6. Infecções no aparelho reprodutor

As infecções no aparelho reprodutor feminino podem ser causadas por fungos, vírus ou bactérias que irritam o útero, as trompas e os ovários, causando alterações que impedem o bom funcionamento desses órgãos.

As infecções podem ser tratadas com medicamentos para combater o micro-organismo causador, como antibióticos e pomadas antifúngicas, mas em alguns casos a infecção pode causar danos mais graves, necessitando de cirurgia para reparar o órgão afetado.

7. Pólipos uterinos e útero septado ou bicorno

Os pólipos uterinos e o útero septado, também chamado de útero bicorno, são alterações na estrutura desse órgão que impedem que o embrião se implante e se desenvolva adequadamente, provocando abortos frequentes.

O tratamento dessas doenças é feito através de cirurgia para corrigir a estrutura do útero, permitindo que a mulher engravide naturalmente após cerca de 8 semanas da realização da cirurgia.

No entanto, quando os tratamentos convencionais para a infertilidade não trazem bons resultados, pode-se recorrer a técnicas de inseminação artificial ou de fertilização in vitro para que o casal possa ter filhos. Esses tratamentos são disponibilizados pelo SUS apenas em alguns estados do Brasil e só é oferecido para mulheres com no máximo 40 anos.

Além disso, é importante lembrar que a causa das falhas nas tentativas de engravidar pode estar relacionada a problemas no homem, por isso veja quais são as Principais causas e tratamentos para infertilidade no homem.

Mais sobre este assunto: