Tratamento para Infertilidade

publicidade

O tratamento para infertilidade é indicado para casais que não conseguem engravidar naturalmente após 1 ano de relações sem camisinha ou nenhum outro método contraceptivo. Após este período. aconselha-se que o casal marque uma consulta com o médico para que ele avalie a capacidade reprodutiva do casal e então sugira o tratamento mais adequado que pode variar entre cirurgia, indução da ovulação e outros tratamentos para engravidar.

Tratamento para infertilidade masculina

Algumas doenças como uretrite, orquites, epididimite, prostatite e varicocele podem levar à infertilidade masculina por diminuir o número e a capacidade de movimentação dos espermatozóides. Tratá-las é a primeira tentativa para melhorar a produção de espermatozóides, aumentando as chances de gravidez. Alguns outros exemplos de tratamentos para infertilidade masculina são:

  • Cirurgia, para corrigir alguma falha do sistema reprodutor masculino ou
  • Melhorar a produção de espermatozóides através da estimulação hormonal masculina com o uso de medicamentos.

O tratamento varia conforme a necessidade e quando é devidamente realizado pode-se alcançar o objetivo que é a gravidez da mulher em relativamente pouco tempo. Quando isto não acontece, sugere-se que o casal faça uma inseminação artificial utilizando os espermatozóides do próprio homem.

Tratamento para infertilidade feminina

Como a infertilidade feminina pode possuir inúmeras causas, seu tratamento pode ser mais demorado pois nem sempre é possível conseguir identificar a(s) causa(s) da infertilidade. Alguns exemplos de tratamentos para infertilidade feminina são:

  • Uso de medicamentos para induzir a ovulação quando ela não ocorre espontaneamente;
  • Uso de medicamentos para tratar doenças que podem estar relacionadas com a infertilidade como endometriose, doença pélvica inflamatória ou síndrome dos ovários policísticos;
  • Cirurgia para correção ou desobstrução das trompas de falópio ou para retirar aderências da endometriose.

Se ao seguir este tipo de tratamento, o casal ainda não conseguir engravidar existe a opção de tentar técnicas de reprodução assistida como inseminação artificial, fertilização in vitro ou tentar adotar uma criança ou adolescente.

Tratamento para infertilidade gratuito pelo SUS

O tratamento para infertilidade pode ser realizado gratuitamente pelo SUS. Alguns centros de reprodução assistida do SUS são:

São Paulo
  • Centro de Referência da Saúde da Mulher (Hospital Pérola Byington) através do núcleo de Reprodução Humana
  • Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Hospital das Clínicas de São Paulo, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
  • Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP)
Rio de Janeiro
  • Instituto de ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Brasília
  • Centro de Reprodução Assistida do Hospital Regional da Asa Sul (HRAS)
  •  Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)

São Paulo conta ainda com os serviços da Associação Instituto Sapientiae, entidade sem fins lucrativos. Todos os serviços são gratuitos ou parcialmente gratuitos e para realizarem um tratamento o casal deve ter até 40 anos de idade.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 31/07/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.