Tendinite no joelho

publicidade

​A Tendinite no joelho, também conhecida como joelho de saltador, é uma inflamação no tendão da patela do joelho que provoca intensa dor na região do joelho, especialmente ao caminhar ou fazer exercício físico.

Geralmente, a tendinite no joelho é mais frequente em jogadores de futebol, tênis, basquete ou corredores, por exemplo, devido ao uso excessivo do tendão do joelho para saltar e correr. No entanto, a tendinite também pode surgir em pacientes idosos deviso ao desgaste progressivo da articulação.

A tendinite no joelho tem cura através de repouso e aplicação de gelo, no entanto, quando estas medidas não são suficientes é recomendado iniciar sessões de fisioterapia para fortalecer os músculos do joelho.

Sintomas de tendinite no joelho

O principais sintomas de tendinite no joelho podem incluir:

  • Dor na frente do joelho;
  • Dor que piora ao saltar ou correr;
  • Inchaço do joelho;
  • Dificuldade para movimentar o joelho;
  • Sensação de joelho duro ao acordar.

Quando o paciente apresenta estes sintomas deve consultar um fisioterapeuta ou um ortopedista para fazer exames de diagnóstico, como raio X, ultrassonografia ou ressonância magnética, para confirmar a tendinite e iniciar o tratamento adequado.

Como tratar a tendinite no joelho

O tratamento para a tendinite no joelho pode ser iniciado em casa com repouso da perna afetada e aplicação de gelo por 15 minutos 3 vezes por dia, por exemplo. No entanto, caso a dor não desapareça em 3 dias é importante consultar um ortopedista para iniciar a ingestão de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno, para diminuir a inflamação do local e aliviar a dor.

Além disso, o médico pode recomendar fazer sessões de fisioterapia para fortalecer e alongar os músculos do joelho, acelerando o processo de cicatrização do tendão afetado.

Nos casos mais graves, em que a tendinite no joelho não desaparece com repouso, medicação e fisioterapia após cerca de 3 meses, pode ser necessário fazer cirurgia para reparar os danos provocados no tendão do joelho.

Saiba mais sobre este problema e conheça outras causas de dor no joelho em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade