Rompimento do ligamento do joelho: sintomas, causas e tratamento

Atualizado em outubro 2023

O rompimento do ligamento do joelho é uma lesão normalmente causada por um grande esforço repentino durante esportes, como futebol, basquete ou tênis, que provoca uma torção do ligamento e sintomas como dor, inchaço ou diminuição da amplitude dos movimentos.

Os ligamentos do joelho servem para dar estabilidade à articulação e manter os ossos alinhados, assim, quando um dos ligamentos está rompido ou comprometido, como o ligamento colateral medial ou lateral, ou o ligamento cruzado anterior ou posterior, o joelho fica instável, causando muita dor.

O tratamento do rompimento do ligamento do joelho deve ser feito pelo ortopedista, e geralmente é feito com cirurgia, seguido de alguns meses de fisioterapia e repouso, mas inicialmente pode ser necessário usar uma joelheira para evitar os movimentos do joelho.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de rompimento do ligamento do joelho

Os principais sintomas de rompimento do ligamento do joelho são:

  • Dor no joelho;
  • Inchaço no joelho, que pode surgir nas primeiras 24 horas após a lesão; 
  • Sensação de fraqueza ou frouxidão no joelho;
  • Diminuição ou perda da amplitude dos movimentos;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Dificuldade para dobrar ou esticar totalmente o joelho;
  • Aumento da sensibilidade ao longo da linha da articulação do joelho.

Além disso, normalmente antes do surgimento dos sintomas, é comum ouvir ou sentir um estalo repentino no joelho ou ter a sensação de que o joelho está travado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do rompimento do ligamento do joelho é feito pelo ortopedista através da avaliação dos sintomas, histórico de atividades que possam ter provocado os sintomas, e exame físico da articulação do joelho.

Além disso, para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exames de imagem, como raio X, ressonância magnética, ultrassom do joelho ou artroscopia. Saiba como é feita a artroscopia.

Marque uma consulta com o ortopedista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para que seja feita uma avaliação mais detalhada do joelho:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Possíveis causas

O rompimento do ligamento do joelho é causado por uma torção em algum dos ligamentos, devido a esforços repentinos ou golpes diretos no joelho, geralmente associados à prática de esportes, como futebol, tênis, esqui, basquete, ginástica olímpica ou beisebol, por exemplo, mas também pode surgir devido a quedas sobre o joelho ou acidentes de carro.

As causas mais comuns de rompimento do ligamento do joelho durante a prática de esporte são:

  • Mudar de direção bruscamente;
  • Parar de repente;
  • Aterrissar de forma incorreta após um salto;
  • Colisão com outro esportista.

O rompimento do ligamento do joelho pode surgir em qualquer ligamento do joelho, como o ligamento cruzado anterior ou posterior, ou ligamento colateral medial ou lateral, o que depende do tipo de movimento realizado ou de como ocorreu a queda ou acidente.

Como é feito o tratamento

O tratamento do rompimento do ligamento do joelho deve ser feito com orientação do ortopedista e varia de acordo com o ligamento afetado, gravidade dos sintomas e o grau da lesão. Os principais tratamentos para o rompimento do ligamento do joelho são:

1. Repouso

O repouso do joelho ajuda na recuperação e alivia a dor e o desconforto que surgem ao movimentar a articulação do joelho.

Assim o médico deve recomendar interromper os exercícios físicos e evitar colocar muito peso sobre o joelho afetado, podendo para isso ser indicado o uso de muletas para suportar o peso do corpo e diminuir o esforço e a movimentação no joelho afetado ou utilização de cadeira de rodas.

2. Compressas frias

Aplicar compressas frias no joelho afetado ajuda a diminuir a dor e reduz o inchaço, por aliviar a inflamação no local.

Para fazer a compressa fria, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar um saco de gel no congelador para resfriar, e depois envolver a bolsa ou o saco de gel, em uma toalha limpa e seca, e aplicar no joelho afetado, deixando agir por 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia. 

3. Imobilização

A imobilização é feita pelo ortopedista, sendo recomendada para evitar que o joelho se movimente, proteger o joelho da instabilidade causada pelo rompimento do ligamento e permitir a cicatrização.

Essa imobilização pode ser feita com o uso de uma faixa, joelheira elástica ou órteses de joelho. 

O tempo de imobilização deve ser orientado pelo médico e varia de acordo com a gravidade do rompimento do ligamento do joelho.

4. Uso de remédios 

O uso de remédios pode ser indicado pelo ortopedista para ajudar a aliviar a dor e o inchaço no joelho.

Os principais remédios que podem ser indicados pelo médico são os anti-inflamatórios não esteróides, como ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo. Veja outras formas de aliviar a dor no joelho

5. Fisioterapia para o joelho

A fisioterapia para o tratamento do rompimento do ligamento do joelho, pode ser indicada pelo ortopedista e deve ser feita com orientação do fisioterapeuta, com exercícios de fortalecimento e alongamento para aumentar a flexibilidade, melhorar a estabilidade, e aliviar a inflamação e a dor no joelho.

O tratamento fisioterápico deve ser escolhido pelo próprio fisioterapeuta de forma individualizada, podendo ser indicado:

  • Laser, para diminuir a dor e facilitar a cicatrização;
  • Gelo, para diminuir o inchaço e anestesiar o local para a massagem transversa profunda;
  • Mobilização articular manual, para lubrificar a articulação, conferir amplitude de movimento e soltar aderências;
  • Mobilização da patela, para aumentar a flexão do joelho;
  • Tração do joelho, para aumento do espaço interarticular;
  • Corrente russa, para melhorar o tônus muscular da coxa anterior e posterior;
  • Exercícios com Thera-band, para ganho de força global com os músculos da coxa e da perna;
  • Exercícios de propriocepção com os olhos abertos e fechados. 

Durante o tratamento fisioterapêutico, para a recuperação dos ligamentos do joelho, é normal que surjam algumas outras situações, tais como tendinite, dificuldade em dobrar e esticar a perna e fraqueza muscular, que também devem ser tratadas ao mesmo tempo. Saiba mais detalhes sobre a fisioterapia para rompimento do ligamento do joelho

6. Cirurgia

A cirurgia pode ser indicada pelo médico, especialmente nos casos de rompimento dos ligamentos cruzado anterior ou posterior, quando estão completamente rompidos ou torcidos, ou ainda quando o joelho apresenta muita instabilidade ou a pessoa é atleta.

Essa cirurgia é feita com um enxerto de tecido o que permite ao médico reconstruir o ligamento afetado. Normalmente é necessário fazer sessões de fisioterapia  após a cirurgia para acelerar a recuperação.

O tratamento para reparação dos ligamentos colateral medial ou lateral raramente requerem cirurgia.

Possíveis complicações

As principais complicações do rompimento do ligamento do joelho são:

  • Dor crônica;
  • Instabilidade permanente do joelho;
  • Lesão neurovascular, como a lesão da artéria poplítea;
  • Osteoartrite;
  • Osteonecrose;
  • Fratura;
  • Rigidez do joelho.

Além disso, outra complicação que pode surgir é a lesão no menisco do joelho. Veja como identificar e tratar uma lesão nos meniscos