Dor no joelho

publicidade

A dor no joelho é um sintoma muito frequente que pode surgir em todas as idades e ter muitas causas. Por exemplo, a dor no joelho ao correr pode ser sinal de estiramento dos ligamentos ou desgaste da cartilagem, enquanto dor no joelho ao subir escadas pode indicar artrite. Já a dor no joelho ao agachar pode ser causada por lesão no menisco ou uma tendinite.

Quando associado à dor no joelho surgem outros sintomas, como dor no joelho e inchaço pode ser mais fácil diagnosticar a causa, já que neste caso é um sinal mais frequente de entorse, derrame articular ou rompimento dos ligamentos.

Quando o indivíduo sente dor no joelho ao pedalar pode ser sintoma de sobrecarga no joelho devido a altura inadequada do selim ou marcha muito pesada. Enquanto dor no joelho ao descer escada pode ser sinal de inflamação da patela.

Normalmente o indivíduo com dor no joelho, que demora para passar ou que é muito intensa, deve consultar um ortopedista ou fisioterapeuta para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.

O que pode ser dor no joelho

A dor no joelho pode ser causada por:

  • Uso excessivo da articulação; luxação do joelho;
  • Peso acima do ideal;
  • Artrite, artrose, gota, reumatismo;
  • Cisto de Baker; Bursite; Tendinite patelar;
  • Lesão nos ligamentos do joelho;
  • Derrame articular.

Para ajudar o diagnostico da causa o indivíduo deve estar atento a outros sintomas, como inchaços, febre, vermelhidão ou calor local.

O que fazer na dor no joelho

O que se deve fazer na dor no joelho é observar em que situações ela aparece, a sua intensidade e quando começou, pois são informações úteis para o médico ortopedista.

Porém, algumas dicas para aliviar a dor no joelho são:

  • Evitar correr ou caminhar sempre que a dor no joelho estiver presente;
  • Colocar uma compressa de gelo no joelho, durante 15 minutos, 2 vezes ao dia;

  • Evitar pegar em pesos;
  • Fazer alongamentos com as pernas, sob orientação do educador físico ou fisioterapeuta;
  • Evitar sentar-se em cadeiras muito baixas, para não forçar os joelhos ao levantar.

Para a compressa pode-se utilizar uma embalagem de legumes congelados, como as ervilhas por exemplo, embrulhada em um pano, pois elas mantêm a temperatura e moldam-se bem à volta do joelho.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 21/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.