Tabelinha para engravidar

publicidade

A tabelinha é um método que ajuda a engravidar mais rápido, pois ela ajuda a descobrir quando é o período fértil, o que aumenta as chances de concepção.

Como usar a tabelinha para engravidar

Para usar a tabelinha para engravidar, basta anotar em um calendário os dias da sua menstruação, para poder fazer as contas e saber exatamente quando deve ter relações.

Caso tenha um ciclo menstrual de 28 dias, marque seu primeiro dia de menstruação no calendário e conte 14 dias. Nesta data, você estará no seu dia fértil. Mas, como esse dia pode variar devido a situações de stress, alterações hormonais e outros, deve-se considerar ter relações 2 dias antes e 2 dias depois do dia fértil, totalizando 5 dias, formando assim, o período fértil.

Ter relações durante o período fértil é essencial para quem deseja engravidar.

Por exemplo: se a menstruação desceu no dia 1, a mulher que deseja engravidar deve ter relações dos dias 12 ao dia 16 para engravidar mais rápido, pois este é o seu período fértil.

Mas é preciso ressaltar que o dia fértil corresponde ao meio do ciclo menstrual, isto é, se a mulher tem um ciclo menstrual de 28 dias, seu dia fértil será 14 dias após o 1º dia da menstruação. Mas, se ela tiver um ciclo menstrual de 34 dias, seu dia fértil será 17 dias após o 1º dia de menstruação, e assim por diante.

Tabelinha para engravidar funciona?

O método da tabelinha para engravidar funciona melhor em mulheres que tenham um ciclo menstrual regular. As mulheres que têm dificuldade em saber quando sua próxima menstruação virá, pois tem um ciclo muito variável, poderão encontrar uma maior dificuldade em engravidar, pela dificuldade de saber quando é seu período fértil. Neste caso, pode-se recorrer ao teste de ovulação da farmácia, que indica quando a mulher está no seu período fértil.

Referência Bibliográfica

DUNSON DB; BAIRD DD; WILCOX; AJ; WEINBERG CR. Day-specific probabilities of clinical pregnancy based on two studies with imperfect measures of ovulation. Acesso em Out. 2011.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 23/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.