Sintomas do excesso de Ferro

publicidade

Os sintomas de excesso de ferro no sangue podem ser difíceis de se perceber, principalmente nos bebês. Os principais sintomas do excesso de ferro no sangue são:

  •  Cansaço;
  •  Fraqueza;
  •  Impotência;
  •  Dor abdominal;
  •  Perda de peso;
  •  Dor nas articulações;
  •  Queda de cabelo;
  •  Alterações nos ciclos menstruais;
  •  Arritmias;
  •  Inchaço;
  •  Atrofia testicular.

Geralmente, os indivíduos com excesso de ferro têm a pele cor cinza-azulada ou metálica. O acúmulo de ferro no organismo pode gerar, ainda, o envelhecimento precoce devido ao acúmulo de radicais livres nas células.

Quando o excesso de ferro ocorre após os 40 anos, podem surgir lesões hepáticas e alguns sintomas de excesso de ferro no fígado podem ser aumento de gordura e endurecimento do fígado, cirrose ou câncer de fígado. 

O acumulo de ferro no organismo pode ser causado por problemas genéticos, como na hemocromatose, anemia prolongada, transfusões de sangue, alcoolismo ou dieta rica em ferro. O acumulo de ferro é bastante prejudicial à saúde podendo causar doenças cardíacas, câncer, diabetes e artrite.

O diagnóstico do excesso de ferro no organismo é feito através de exame de sangue, o hemograma que avalia também a ferritina. Este exame deve ser realizado anualmente pela população em geral, e duas vezes ao ano por quem sofre de hemocromatose, uma doença genética que altera a absorção de ferro no intestino, ou possui casos como este na família.

Tratamento para excesso de ferro 

O tratamento para excesso de ferro consiste em retirar o excesso de ferro do organismo e tratar os órgãos danificados. Para isso, o ferro deve ser removido do organismo através de flebotomia, um procedimento que consiste na retirada periódica de sangue, cerca de uma ou duas vezes por semana, dependendo da gravidade da doença.

Além deste tratamento, o paciente deve seguir uma dieta específica para reduzir os níveis de ferro no corpo, evitando alimentos ricos em ferro e em vitamina C, e consumindo alimentos ricos em cálcio. Não deve também consumir bebidas alcoólicas, ingerir comprimidos ou vitaminas contendo ferro, comer frutos do mar crus, alimentos processados ou fortificados e não usar utensílios de cozinha de ferro. 

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 09/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.