Coração Grande

publicidade

A cardiomegalia, popularmente conhecida por doença do coração grande, pode atingir homens e mulheres de todas as idades. Frequentemente, é diagnosticada após os 20 anos de idade, quando o indivíduo apresenta os primeiros sintomas da doença.

Sintomas da Cardiomegalia

Na cardiomegalia o indivíduo apresenta sintomas como falta de ar e fraqueza, ao realizar pequenos esforços, como subir 4 degraus de escada. Os desmaios podem ser mais ou menos frequentes, dependendo do tipo de ocupação do indivíduo.

Causas da Cardiomegalia

As principais caudas de cardiomegalia são doença de Chagas e hipertensão (pressão alta). Outras causas: alcoolismo, doenças das válvulas cardíacas, miocardiopatias.

Com o coração grande, o sangue circula com maior dificuldade, pois o coração não consegue bombear o sangue com a força necessária. Isso pode vir a gerar uma insuficiência cardíaca ou, até mesmo, outras doenças que também afetam o coração.

Diagnóstico da Cardiomegalia

O diagnóstico da cardiomegalia é feito com base na história clínica do indivíduo, com o resultado do raio-x de tórax e do eletrocardiograma (ECG). Porém, o melhor exame para a avaliar o tamanho das câmaras cardíacas e sugerir a causa do aumento do coração é a ecocardiografia ( ECO).

Alguns indivíduos nascem com uma pré-disposição para a doença, devido a uma herança genética. Somente o médico cardiologista pode determinar a causa e indicar a melhor forma de tratamento, que geralmente é feito com medicamentos que regulam as batidas do coração.

Tratamento para Cardiomegalia

O tratamento para a cardiomegalia consiste no uso de medicamentos diuréticos para aliviar a pressão sobre o coração e os remédios para o coração propriamente ditos, como betabloqueadores (carvedilol, metoprolol, bisoprolol) e os inibidores da enzima conversora de angiotensina (enalapril, captopril, ramipril), dentre outros.

Se não for suficiente, pode-se recorrer à cirurgia para a troca da válvula cardíaca, caso ela tenha sido a causa do aumento do coração. Por último, o transplante de coração, se não houver resultados com os tratamentos anteriores.

Cardiomegalia tem cura?

A cardiomegalia é um sinal de que o coração está grande e isto não tem cura. Porém, tudo aquilo que pode estar relacionado às suas causas ou suas consequências pode ser tratado e curado.

Quando seu tratamento é feito corretamente, o indivíduo poderá ter uma vida normal, apesar de ter algumas limitações para realizar esforços.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/08/2014 Última atualização da página: 01/07/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.