Sintomas de falta de cálcio

PUBLICIDADE

Os sintomas de falta de cálcio no organismo surgem principalmente a longo prazo, quando a deficiência se prolonga por muito tempo, causando problemas como fraqueza nos ossos, osteoporose, sensibilidade nos dentes e palpitações cardíacas.

O cálcio é um mineral presente em alimentos como iogurte, leite, queijo, espinafre, tofu e brócolis, que devem ser consumidos diariamente para manter uma ingestão adequada de cálcio. Veja a lista completa dos alimentos aqui.

PUBLICIDADE

Sintomas de falta de cálcio

Assim, deve-se estar atento aos sinais que a falta deste nutriente causa no corpo, que são:

  • Falta de memória;
  • Espasmos musculares;
  • Formigamento nas mãos, nos pés e no rosto;
  • Depressão;
  • Alucinações;
  • Irritabilidade, nervosismo e ansiedade;
  • Cáries e problemas frequentes nos dentes.

O diagnóstico da falta de cálcio no corpo é feito através de um exame de sangue convencional, mas, para saber se os ossos estão fracos, é necessário a realização de um exame que se chama de densitometria óssea.

Em casos de deficiência comprovada, o médico normalmente recomenda o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio e o uso de um suplemento em cápsulas desse nutriente.

Como aumentar a absorção de cálcio

Para aumentar a absorção de cálcio no intestino e a sua utilização pelo organismo, além de aumentar o consumo de alimentos ricos nesse nutriente também deve-se aumentar o consumo de vitamina D, que está presente em alimentos como peixes, leite e ovos.

No entanto, a principal fonte dessa vitamina é vem da exposição da pele aos raios de sol, pois é na pele que ocorre a produção de vitamina D. Veja Como tomar sol de forma eficaz para produzir Vitamina D.

Além disso, a prática frequente de atividade física aumenta a absorção e fixação de cálcio nos ossos, sendo também importante ter cuidado com alguns medicamentos que podem diminuir a absorção de cálcio, como aqueles que contém colestiramina, neomicina, difenilidantoína e tetraciclina. Veja mais dicas aqui.

PUBLICIDADE