Síndrome de Down

publicidade

A síndrome de Down ou trissomia 21 é um defeito genético que faz com que a criança nasça com características específicas como a implantação mais baixa das orelhas, língua grande e retardo mental. Ela é causada devido a presença de um cromossomo extra que se une ao cromossomo 21. E a fisioterapia é a terapia mais indicada para tratar a doença e melhorar a qualidade de vida do indivíduo fazendo com que ele alcance mais facilmente marcos como sentar, engatinhar, andar e falar.

Características da Síndrome de Down

As características do indivíduo com síndrome de Down são:

  • Implantação das orelhas mais baixas que o normal
  • Língua grande
  • Retardo mental
  • Olhos oblíquos, puxadinhos para cima
  • Uma prega a mais na pálpebra do olho
  • Atraso no desenvolvimento motor
  • Hipotonia, fraqueza dos músculos
  • Presença de somente 1 linha na palma da mão
  • Desenvolvimento da linguagem mais tarde que o normal

Nem todas as crianças com síndrome de Down apresentam todas estas características. Isso vai depender se o grau de comprometimento do indivíduo é leve ou grave. O bebê que nasce com apenas uma destas características não pode ser considerado portador da síndrome de Down.

Causas da Síndrome de Down

A síndrome de Down é causada por um defeito genético durante a gravidez.  Alguns estudos concluem que o risco de nascimentos de bebês com síndrome de Down está relacionado com a idade da mãe ser igual ou superior a 35 anos ao engravidar.

Diagnóstico da Síndrome de Down

É possível fazer o diagnóstico da síndrome de Down durante a gravidez através de exames como:

  • cordocentese, translucência nucal, amniocentese, ultra-sonografia e através da coleta de vilosidade coriônicas, onde será possível identificar anomalias físicas e genéticas no feto desde a 9ª semana de gestação.

Após o nascimento, um bebê possui características de síndrome de Down e um exame de sangue na criança pode confirmar o diagnóstico.

Tratamento para Síndrome de Down

Não existe um tratamento específico para a síndrome de Down. As crianças afetadas devem ser estimuladas ao máximo para que desenvolva-se mental e motoramente. O nível intelectual destas crianças pode ou não estar afetado, dependendo do grau do comprometimento.

A fisioterapia e a estimulação psicomotora são as terapias mais indicadas para o tratamento da síndrome de Down, embora a equitação (terapia com cavalos) e a fonoaudiologia também possam trazer benefícios para estes indivíduos.

Expectativa de vida na síndrome de down

A expectativa de vida dos portadores da síndrome de down é semelhante a da população em geral e estes indivíduos podem chega aos 70 anos de idade se forem devidamente tratados e estimulados.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 28/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.