Síndrome de Down na Gravidez

publicidade

A mulher pode saber já nas primeiras semanas de gravidez que o bebê é portador da síndrome de Down. As mulheres portadoras da síndrome de Down que chegam a menstruar podem engravidar, mas seus bebês têm 50% de chance de serem portadores da síndrome de Down. Os exames que podem detectar a síndrome de Down na gravidez são:

  • Coleta de vilosidades coriônicas: que consiste na retirada de uma pequena quantidade de placenta, que possui material genético idêntico ao do bebê e é realizada na 9ª semana de gravidez;
  • Amniocentese: que consiste na retirada de uma amostra do líquido amniótico, realizada entre a 13ª e a 16ª semana de gestação;
  • Cordocentese: que consiste na retirada de uma amostra de sangue do bebê pelo cordão umbilical com aproximadamente 18 semanas;
  • Translucência nucal: pode ser realizada com 12 semanas, uma ultrassonografia que mede o comprimento da nuca do bebê;
  • Perfil Bioquímico Materno: que consiste na realização de dois exames que medem a quantidade de uma proteína e da quantidade do hormônio Beta HCG produzidos na gravidez pela placenta e pelo bebê, realizados entre a 10ªe a 14ª semana de gestação.

Estes exames conferem 99% de precisão no resultado e serve para preparar os pais para o acolhimento de um bebê excepcional.

A gravidez de um bebê com síndrome de Down é exatamente igual a de um bebê que não seja portador da síndrome, embora este possa ser um pouco menor e com menos peso para a idade gestacional.

Para diminuir o risco da síndrome de Down recomenda-se engravidar antes do 35 anos de idade e tomar um suplemento de ácido fólico ininterruptamente 3 meses antes de engravidar até as 12 primeiras semanas de gestação.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 10/12/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.