Diagnóstico da Síndrome de Down na Gravidez

publicidade

O diagnóstico da Síndrome de Down pode ser feito durante a gravidez através de exames específicos que nem toda grávida precisa fazer. Estes exames são sempre solicitados pelo obstetra quando a mãe engravidou com mais de 35 anos de idade ou quando é portadora da síndrome de Down.

A gravidez de um bebê com síndrome de Down é exatamente igual a de um bebê que não seja portador da síndrome, embora este possa ser um pouco menor e com menos peso para a idade gestacional.

Exames para o diagnóstico da Síndrome de Down

Os exames e testes que podem detectar a síndrome de Down na gravidez são:

  • Coleta de vilosidades coriônicas: que consiste na retirada de uma pequena quantidade de placenta, que possui material genético idêntico ao do bebê e é realizada na 9ª semana de gravidez;
  • Amniocentese: que consiste na retirada de uma amostra do líquido amniótico, realizada entre a 13ª e a 16ª semana de gestação;
  • Cordocentese: que consiste na retirada de uma amostra de sangue do bebê pelo cordão umbilical com, aproximadamente, 18 semanas;
  • Translucência nucal: pode ser realizada com 12 semanas, uma ultrassonografia que mede o comprimento da nuca do bebê;
  • Perfil Bioquímico Materno: que consiste na realização de dois exames que medem a quantidade de uma proteína e da quantidade do hormônio Beta HCG produzidos na gravidez pela placenta e pelo bebê, realizados entre a 10ª e a 14ª semana de gestação.

Estes exames conferem 99% de precisão no resultado e servem para preparar os pais para o acolhimento de um bebê excepcional.

Ao saber o diagnóstico o ideal é que os pais procurem se informar sobre a síndrome para saber o que é normal do que não é normal em uma criança com Síndrome de Down. Saiba mais em: Síndrome de Down.

Como é a saúde da criança com Síndrome de Down

Geralmente, estas crianças são saudáveis, mas precisam ser acompanhadas por um cardiologista porque elas tendem a sofrer de problemas cardíacos, um fonoaudiólogo para facilitar a fala e a alimentação e um fisioterapeuta para facilitar as habilidades motoras. No entanto, se ela apresentar outros problemas de saúde, outras especialidades médicas podem ser necessárias.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 20/10/2014 Última atualização da página: 17/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.