Sapinho em bebê

PUBLICIDADE

O sapinho em bebê são pequenos pontos brancos ou placas brancas que podem se confundir com restos de leite na boca do bebê. Esta infecção na boca é causada por um fungo chamado Candida albicans que pode afetar facilmente bebês com menos de 6 meses de idade porque, normalmente, têm a imunidade mais baixa estando mais sensíveis ao aparecimento do sapinho.

O bebê recém-nascido pode contrair sapinho logo no momento do parto por contato com o canal vaginal da mãe ou por contato com objetos mal lavados como mamadeiras ou chupetas. O uso de antibióticos pode ser outra causa do desenvolvimento do sapinho, pois altera a flora bucal favorecendo o crescimento do fungo que habita normalmente esta região. 

Além disso, sempre que estes sintomas apareçam no bebê, o pediatra deve ser contatado para avaliar a situação e ver o melhor tratamento.

Sintomas do sapinho em bebê

Os sintomas do sapinho em bebê são pequenos pontos brancos que podem formar placas semelhantes a resto de leite, que surgem na língua, gengiva, parte interna das bochechas, céu da boca e lábios da criança. 

Sapinho em bebê
Sapinho em bebê

Nos casos em que a infeção chega na garganta e esófago pode haver dor, dificuldade em engolir e inchaço da garganta que causa irritação do bebê e perda de apetite, além de choro constante e febre, acima dos 38º, o que indica um caso de infecção mais grave.

Além disso, o sapinho nos bebês pode aparecer também nas unhas e nas dobras da pele, sendo que o sapinho nos bebês corresponde à candidíase oral nos adultos. Saiba mais sobre esta infecção em: Candidíase Oral​.

Tratamento para o sapinho em bebê

O tratamento para o sapinho em bebê pode ser feito com aplicação de um antifúngico em forma de liquido, creme ou gel, como a nistatina ou o miconazol, na região infectada da boca. 

No entanto, para evitar o sapinho no bebê é importante lavar as mãos antes de mexer no bebê, não beijar na boca, esterilizar chupetas, mamadeiras e talheres, por exemplo.

Além disso, a aplicação de um creme antifúngico nos mamilos da mulher que amamenta é uma forma de tratamento para evitar e que a candidíase passe do seio da mãe para o bebé. Veja como tratar em: Tratamento para sapinho com gel de nistatina.

Remédio natural para tratar sapinho

O sapinho pode ser tratado com a aplicação de de uma gaze embebida em chá de romã, pois esta fruta tem propriedades anti-sépticas e ajuda a desinfetar a boca do bebê. Saiba como preparar o chá em: Remédio caseiro para sapinho.

No entanto, na maioria dos casos este chá é um complemento ao remédio, como nistatina que deve ser aplicado na boca pelo menos 4 vezes ao dia. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE