Candidíase na mama

publicidade

A candidíase na mama é uma infecção fúngica que gera sintomas como dor, vermelhidão, ferida de difícil cicatrização e sensação de fisgada na mama após o bebê mamar. Seu tratamento é feito com o uso de medicamentos antifúngicos como o Fluconazol.

Sintomas de candidíase na mama

Os sintomas de candidíase na mama são:

  • Dor no mamilo;
  • Dor em forma de fisgada na mama após dar de mamar;
  • Ardor;
  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Dificuldade na cicatrização da ferida.

A candidíase mamária é considerada um tipo de candidíase sistêmica e nem sempre todos os sintomas estão presentes.

Como identificar a candidíase na mama

A candidíase na mama pode ser identificada ao observar a mama afetada. Fissuras, bolhas e feridas que demoram muito tempo para cicatrizar apresentando-se sempre doloridas e avermelhadas podem indicar a candidíase mamária.

Para fechar o diagnóstico da candidíase mamária pode-se fazer uma análise do leite retirado da mama afetada. A presença da Candida Albicans evidencia o quadro.

Causas de candidíase na mama

As causas de candidíase na mama ocorrem quando há uma baixa no sistema imune, após o uso de antibióticos. Portanto, a candidíase mamária pode ser uma doença auto-imune ou pode ser transmitida do bebê para a mãe através da amamentação.

Quando é o bebê que transmite o fungo à mãe, ele pode ou não apresentar os sintomas de candidíase oral, também chamada de sapinho, que é a presença de placas brancas na língua, céu da boca e interior de suas bochechas.

Tratamento da candidíase na mama

O tratamento da candidíase na mama é feito com o uso de antifúngicos como o Fluconazol. O medicamento é sujeito à receita médica e deve ser tomado por aproximadamente 3 semanas.

O uso da pomada Candicort também pode ser uma opção no tratamento da candidíase na mama, assim como uma pomada cicatrizante como o Bepantol.

A cândida prolifera-se em ambiente úmido e como na amamentação a mama fica úmida várias vezes ao dia, deve-se mantê-la sempre seca no intervalo entre as mamadas. Usar um disco de amamentação de algodão é uma ótima forma de conseguir isto.

Se o bebê apresentar os sintomas da candidíase oral é necessário tratá-lo ao mesmo tempo em que a mãe faz o seu tratamento para evitar uma reinfecção.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 25/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.