Infecção urinária em bebê

publicidade

A infecção urinária em bebê pode ocorrer desde recém-nascido e, por vezes, não é muito fácil perceber os seus sintomas. Porém, tratá-la é fundamental para evitar maiores complicações, como problemas renais, por exemplo.

Sintomas da infecção urinária em bebê

Os sintomas da infecção urinária no bebê incluem:

  • O bebê chorar ou reclamar quando faz xixi;
  • Urina mais escura que o normal;
  • Forte cheiro de urina;
  • Falta de apetite;
  • Irritabilidade.

Por vezes, o bebê com infecção urinária pode ter apenas febre ou, em alguns casos, pode ter todos os outros sintomas menos a febre.

Nos bebês com menos de 5 meses de idade o sintoma mais comum é a recusa alimentar pela irritabilidade. O bebê pode chorar com fome, mas recusar-se a mamar ou empurrar a mamadeira, por exemplo.

Diagnóstico da infecção urinária em bebê

O diagnóstico da infecção urinária em bebê é feito através da coleta da urina. Quando ainda usa fralda, coloca-se uma espécie de saquinho próprio para a coleta de urina colado na região genital e espera-se até que o bebê faça xixi.

Este exame de urina também consegue detectar qual o microrganismo envolvido, sendo fundamental para o tratamento adequado.

Tratamento da infecção urinária em bebê

O tratamento da infecção urinária em bebê é feito com a ingestão de xaropes antibióticos por 7, 10, 14 ou 21 dias, dependendo do microrganismo envolvido. É importante que os pais deem o remédio para o bebê até ao último dia, conforme a orientação do pediatra, para que a infecção urinária não volte.

Durante esta fase, recomenda-se oferecer muitos líquidos ao bebê e trocar a fralda várias vezes ao dia para evitar que o bebê fique com a fralda suja por muito tempo, o que facilitaria a entrada de novos microrganismos nas vias urinárias.

Dependendo do microrganismo envolvido, o bebê poderá ter que ficar internado no hospital para receber o antibiótico através da veia. Bebês com menos de 1 mês, geralmente, ficam internados para receber o tratamento adequado.

Prevenção da infecção urinária em bebê

A prevenção da infecção urinária em bebê inclui algumas medidas, como:

  • Manter o bebê sempre bem limpo e seco;
  • Fazer a higiene da região íntima do bebê com uma compressa de algodão com água ou soro fisiológico;
  • Evitar os lenços umedecidos;
  • Limpar a região íntima das meninas sempre na direção de frente para trás para evitar que os microrganismos da região anal alcancem a região genital.

Outra dica importante é manter o trocador sempre muito bem limpo, limpando-o com álcool após cada troca de fraldas e ter o mesmo cuidado com a banheira do bebê.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 14/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.