12 remédios caseiros para pedra nos rins

Atualizado em março 2024

Alguns remédios caseiros podem ser usados para tratar as pedras nos rins como, por exemplo, tomar o chá de quebra-pedra ou chá de hibisco, pois possuem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias que combatem a inflamação causada pela passagem destas pedras pelo trato urinário.

Outra opção de tratamento caseiro é o chá de folhas da amoreira negra, que também tem propriedade diurética e pode ser usado como tratamento complementar para as pedras nos rins, assim como o suco de limão.

O ideal é que estes remédios sejam sempre usados sob a supervisão de um médico ou um fitoterapeuta. Além disso, é aconselhado comprar as plantas em lojas de produtos naturais, para evitar confundir com outras plantas semelhantes. O tratamento caseiro para pedra nos rins deve ainda ser complementado com uma dieta adequada. Veja como fazer uma alimentação correta para pedra nos rins.

Imagem ilustrativa número 6

1. Chá de quebra-pedra

A planta quebra-pedra, cientificamente conhecida como Phyllanthus niruri, é utilizada para tratar pedras nos rins, pois reduz o crescimento dos cristais que formam as pedras renais e reduz o crescimento das pedras já existentes nos rins.

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 20 g de extrato de quebra-pedra.

Modo de uso:

Para preparar o chá é necessário ferver a água e, em seguida, adicionar a planta medicinal. Deixar repousar por 15 minutos, coar e beber em seguida. Pode-se tomar este chá até 3 vezes ao dia. Conheça mais os benefícios do chá de quebra-pedra.

O chá de quebra-pedra não deve ser usado por crianças menores, mulheres grávidas ou em amamentação, e não deve ser usado por mais de 2 semanas seguidas.

2. Chá de amoreira negra

A amoreira negra contém substâncias conhecidas como flavonoides, que possuem atividade antioxidante e anti-inflamatória, e esta planta medicinal também tem propriedades diuréticas que ajudam na eliminação das pedras nos rins.

​Ingredientes:

  • 15 g de folhas secas de amoreira negra;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar as folhas na água fervente e deixar repousar por 15 minutos. Em seguida coar e tomar o chá 4 vezes ao dia.

O chá de amoreira negra não devem ser consumido por crianças e ou durante a gravidez ou amamentação.

3. Chá de java

A planta medicinal conhecida popularmente como java e cientificamente como Orthosiphon aristatus é bastante utilizada para tratar pedra nos rins e infecções urinárias, devido principalmente pela propriedade anti-inflamatória que possui.

Ingredientes:

  • 6 g de folhas secas de java;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Para preparar o chá deve-se colocar as folhas secas de java na água fervente e deixar repousar por 10 a 15 minutos, filtrando a seguir. Depois, é recomendado beber o chá 2 a 3 vezes por dia.

O chá de java não deve ser usado por crianças, grávidas, lactantes ou por pessoas com problemas cardiovasculares, úlcera, gastrite ou insuficiência renal.

4. Suco de limão

O limão contém um composto chamado citrato, que ajuda a quebrar os depósitos de cálcio que formam as pedras nos rins, por isso pode ser usado para eliminar e retardar o crescimento dessas pedras.

Ingredientes:

  • 1 limão inteiro;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo:

Espremer o limão diretamente na água, que pode ser gelada para ter um sabor mais agradável. O ideal é não colocar açúcar, porém se for necessário adoçar o recomendado é adicionar um pouco de mel.

5. Chá de hibisco

O hibisco é uma planta que pode ser utilizada para tratamento de pedra nos rins, pois tem propriedade diurética, ou seja, aumenta a frequência urinária. Esta planta também ajuda a reduzir a deposição de cristais nos rins.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de hibisco seco;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Para fazer o chá de hibisco deve-se ferver a água e depois adicionar o hibisco seco, deixar repousar por 15 minutos, coar e beber em seguida. Este chá pode ser consumido até 4 vezes por dia. Veja outros benefícios do hibisco e como usar.

O chá de hibisco não deve ser consumido durante a gravidez ou amamentação, ou por crianças com 12 anos e por pessoas com doenças nos rins ou fígado. Além disso, deve ser evitado por pessoas que usam remédios para pressão alta, como diuréticos, ou diabetes.

6. Chá de chapéu-de-couro

O chapéu-de-couro, cujo nome científico é Echinodorus grandiflorus, possui propriedade diurética e depurativa, o que ajuda a eliminar as pedras nos rins, além de ter ação anti-inflamatória, promovendo o alívio dos sintomas.

Ingredientes:

  • 20 g de folhas de chapéu-de-couro secas;
  • 1L de água.

Modo de preparo:

Colocar as folhas de chapéu-de-couro num panela com a água e deixar ferver durante 10 minutos. Em seguida, coar, esperar ficar morno e beber 2 a 3 xícaras por dia.

O chá de chapéu-de-couro não deve ser usado por pessoas que tenham insuficiência cardíaca ou renal, pressão baixa, ou que estejam utilizando remédios para pressão alta. Esse chá também não deve ser usado por grávidas ou lactantes.

7. Chá de salsa

A salsa tem propriedades diuréticas e depurativas por ser rica em ferro e flavonoides, que ajudam a aumentar o volume de urina e a eliminar pedras nos rins.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher (de chá) de salsa fresca picada incluindo o caule.

Modo de preparo:

Ferver a água, retire a água do fogo em seguida juntar a salsa na água fervida e mexer. Deixar em repouso por 20 minutos e tomar ao longo do dia.

O chá de salsa não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação ou por pessoas que tenham problemas renais graves, como insuficiência renal aguda ou crônica ou síndrome nefrótica, ou que fizeram cirurgia há menos de 1 mês. Além disso, não deve ser usado por pessoas que usam remédios anticoagulantes.

8. Chá de dente-de-leão

O chá de dente de leão é rico em substâncias como nitrilos, ácido fenilacético e desidrovomifoliol, com ação diurética que ajuda a aumentar a eliminação da urina e da pedra nos rins.

Além disso, esse chá possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor das cólicas renais.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de chá) de raiz de dente-de-leão triturada ou em pó;
  • 200 mL de água filtrada.

Modo de preparo:

Ferver a água e em seguida adicioná-la na xícara contendo a raiz de dente-de-leão. Deixar repousar durante 10 minutos. Coar, deixar amornar e beber até 3 vezes ao dia.

Este chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação.

9. Chá de cavalinha

O chá de cavalinha tem forte ação diurética devido a quercetina, apigenina e ácidos cafeico e cinâmico na sua composição, que ajudam a aumentar a eliminação da urina, favorecendo a saída da pedra nos rins.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) do talo seco da cavalinha;
  • 1 xícara de água filtrada.

Modo de preparo:

Ferver a água e, em seguida, adicioná-la na xícara com o talo seco da cavalinha, deixando repousar por cerca de 5 a 10 minutos. Coar, esperar amornar e beber até 2 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.

O chá de cavalinha não deve ser utilizado por mais de 1 semana seguida, para evitar desidratação e eliminação de alguns minerais essenciais para o corpo, e causar efeitos colaterais como diarreia, dor de cabeça forte, perda de peso, pancreatite, alteração da frequência cardíaca e fraqueza muscular.

Este chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças renais, por exemplo, devido à sua capacidade de diminuir a pressão arterial e de possuir forte efeito diurético.

10. Chá de barba de milho

O chá de barba de milho tem efeito diurético, que ajuda a aumentar a frequência urinária, favorecendo a eliminação da pedra nos rins.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Ferver a água junto com a barba de milho e, em seguida, cobrir e deixar repousar por 5 minutos. Coar, esperar amornar e beber até 3 xícaras por dia.

O chá de barba de milho não deve ser usado por grávidas, lactantes. Além disso, deve ser usado com cautela por pessoas que usam remédios para pressão alta ou diabetes, anticoagulantes ou diuréticos, ou homens que tenham hiperplasia da próstata.

11. Chá de salsaparrilha

O chá de salsaparrilha tem efeito irritativo nas mucosas renais, provocando um efeito diurético que ajuda na eliminação de pedras nos rins.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de raiz seca de salsaparrilha;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo:

Adicionar os ingredientes em uma panela e ferver por cerca de 3 ou 4 minutos. Após esse tempo, tapar a panela e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e tomar morno 1 a 2 xícaras por dia.

O chá de salsaparrilha não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que tenham pressão alta, insuficiência cardíaca ou renal, ou anemia, ou que tomam lítio ou digoxina.

12. Infusão de freixo

A infusão de freixo, feita com a planta medicinal Fraxinus excelsior, tem ação anti-inflamatória e analgésica que pode ajudar a aliviar as cólicas renais causada pelas pedras nos rins.

Ingredientes:

  • 10 a 20 g de folhas secas de freixo;
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo:

Ferver a água, desligar o fogo, adicionar as folhas secas de freixo e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.

O chá de freixo não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação ou por pessoas que esteja tomando remédios analgésicos.

Confira algumas dicas de dieta para evitar crises de pedras nos rins:

youtube image - Dieta para cada Tipo de Pedra nos Rins