Chapéu-de-Couro

publicidade

O chapéu-de-couro é uma planta medicinal, também conhecida como chá mineiro, aguapé e alismacéa, muito utilizada no tratamento de ácido úrico, devido à sua ação diurética.

O chapéu-de-couro tem folhas duras como o couro e que podem crescer até aos 30 cm de comprimento. As suas flores são esbranquiçadas e normalmente se encontram agarradas à volta de um ramo da planta.

O seu nome cientifico é Echinodorus grandiflorus e pode ser comprado em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Para que serve o Chapéu-de-Couro

O chapéu-de-couro serve para o tratamento de inflamações de garganta e cura de feridas. É também utilizado em doenças como artrite, artrose, reumatismo, problemas de estômago e rins, infecções de pele, colesterol alto, hipertensão e doenças do fígado.

Propriedades do Chapéu-de-Couro

As propriedades do chapéu-de-couro são principalmente sua ação anti-inflamatória, antirreumática, adstringente, depurativa, diurética, antiartrítica, energética, anti-hipertensora e laxante.

Modo de uso do Chapéu-de-Couro

As partes utilizadas do chapéu-de-couro são suas folhas.

  • Chá de Chapéu-de-couro: Colocar 20 g de folhas numa panela e acrescentar 1 litro de água fervente. Tampar e deixar esfriar, coar e beber de 3 a 4 xícaras por dia.

Efeitos colaterais do Chapéu-de-Couro

Não existem efeitos colaterais para o uso de chapéu-de-couro.

Contraindicações do Chapéu-de-Couro

O chapéu-de-couro está contraindicado em pacientes com insuficiência cardíaca e renal, não devendo ser tomado juntamente com medicamentos anti-hipertensivos.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 13/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.