Remédio caseiro para garganta inflamada

publicidade

Dois ótimos remédios caseiros para auxiliar a cura da garganta inflamada são o chá de plantas medicinais e o gargarejo de água morna com sal, limão e pimenta porque isto ajuda a purificar a garganta, retirando o excesso de micro-organismos que podem estar presentes neste local.

No entanto, além deste remédio caseiro o que se pode fazer é proteger a garganta evitando tomar gelados e adotando uma alimentação pastosa, que não irrita a garganta durante a deglutição, como sopa morna, mingau e vitaminas à temperatura ambiente.

Gargarejo de limão com pimenta para garganta inflamada

O gargarejo de suco de limão com pimenta caiena é um ótimo remédio caseiro para acabar com a dor de garganta causada pela garganta inflamada.

Ingredientes

  • 125 ml de água morna
  • 1 colher de suco de limão
  • 1 colher de sal
  • 1 pitada de pimenta-de-caiena

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes num copo e gargareje várias vezes ao dia. Repouse e alimente-se bem.

Chá de alteia para garganta inflamada

Este chá é útil porque a alteia acalma os tecidos irritados, enquanto o gengibre e o hortelã-pimenta diminuem a inflamação e proporcionam a sensação de refrescância, diminuindo a dor da garganta inflamada.

Ingredientes

1 colher (chá) de raiz de alteia
1 colher (chá) de raiz de gengibre picada
1 colher (chá) de hortelã-pimenta seca
250 ml de água

Modo de preparo

Preparar este remédio caseiro basta adicionar o gengibre e a alteia em uma panela com água e deixar ferver por aproximadamente 5 minutos, a seguir, adicione a hortelã-pimenta. A panela deve ser tampada e o chá deve permanecer em infusão por mais 10 minutos. O chá deve ser coado e adoçado, o indivíduo com a garganta inflamada deve tomar goles do chá várias vezes ao dia.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 20/10/2014 Última atualização da página: 20/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.