Saiba como usar o Extrato de Própolis

Bula de Saiba como usar o Extrato de Própolis

O Extrato de Própolis tem diversas aplicações, podendo ser usado para acelerar a regeneração dos tecidos, ajudando na cicatrização e desinfecção de feridas ou queimaduras, secar espinhas, tratar a dor de garganta, gripe, sinusite e amigdalite e ajudar a tratar problemas respiratórios, incluindo a tosse irritativa ou com catarro. Veja como pode ser usado no tratamento da língua queimada em O Que Fazer quando Queimar a Língua

O Extrato de Própolis pode ser encontrado na forma de creme, loção, tônico, shampoo, gel, solução ou cápsulas e tem uma ação cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida, e que protege, regenera e acalma a pele.

Preço

O preço do extrato de Própolis varia entre os 8 e os 20 reais, e pode ser comprado em drogarias, lojas de produtos naturais, farmácias ou em lojas on-line, não sendo necessária receita médica.

Saiba como usar o Extrato de Própolis

Como Tomar

O Extrato de Própolis deve usado consoante a necessidade e o seu modo de uso depende do problema a tratar:

  • Regeneração dos tecidos, cicatrização e espinhas: aplicar 1 ou 2 gotas sobre a ferida sempre que trocar o curativo e aplicar sobre a espinha 4 a 5 vezes por dia.
  • Problemas respiratórios: colocar algumas gotas de extrato de própolis em água fervida e fazer inalações com o vapor de água.
  • Dor de garganta: Numa xícara de água, adicionar 4 a 5 gotas de extrato de própolis e usar para gargarejar a garganta. Esta solução pode ser usada varias vezes por dia, consoante a necessidade.
  • Tosse irritativa ou com catarro, gripe, sinusite, amigdalite: colar 3 a 4 gotas de extrato ao chá ou adicionar 1 ou 2 gotas a 1 colher de mel. Tomar varias vezes por dia, sempre que necessário.

O Extrato de Própolis pode ser usado em crianças sob a indicação do médico pediatra, porém, nestes casos é apenas indicado usar extratos sem álcool, uma vez que a maioria dos extratos pode conter álcool.

Efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais do Extrato de Própolis podem incluir reações de alergia ao Própolis, como inchaço, vermelhidão, coceira ou urticária na pele.

Por isso, para evitar reações graves de alergia, é recomendado fazer um teste de sensibilidade antes de utilizar o extrato, sendo para isso apenas necessário pingar 2 gotas do extrato no antebraço e aguardar entre 20 a 30 minutos e verificar que surge coceira ou vermelhidão na pele. Para saber mais sobre o teste de alergia, clique aqui.

Contraindicações

O Extrato de Própolis está contraindicado para pacientes com alergia ao própolis ou a algum dos componente da fórmula do remédio.

Além disso, as versões do extrato com álcool estão também contraindicadas para crianças com menos de 12 anos de idade.

Mais sobre este assunto: