Gargarejos para Garganta Inflamada

publicidade

Os gargarejos para garganta inflamada são uma ótima forma de complementar o tratamento para dor de garganta, que pode ser feito com remédios anti-inflamatórios prescritos pelo médico, como o Ibuprofeno, Nimesulida ou AAS, por exemplo.

Estes gargarejos devem ser feitos pelo menos 3 vezes por dia, enquanto os sintomas persistirem e servem para reduzir a inflamação da garganta, eliminar microrganismos e aliviar o desconforto e a dor de garganta.

Receitas de gargarejos para garganta inflamada

Os gargarejos para garganta inflamada com água e sal, água oxigenada, bicarbonato de sódio e vinagre, por exemplo, possuem ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos que estejam provocando a inflamação da garganta.

Além disso, o gargarejo com arnica ainda possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a inflamação da garganta, e o gargarejo com camomila tem propriedades calmantes, auxiliando a aliviar o desconforto e a dor de garganta.

Gargarejo com água e sal

Adicionar 1 colher de sopa de sal em 1 copo de água morna e misturar bem até o sal ficar imperceptível. Depois, colocar um bom gole da água na boca e gargarejar pelo máximo de tempo que conseguir, cuspindo a água a seguir. Repetir o procedimento mais 2 vezes seguidas.

Gargarejo com água oxigenada

Adicionar 2 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes em 1 copo de água e mexer para a solução ficar bem diluída. A seguir, dar um gole, fazer um gargarejo durante o máximo de tempo possível, cuspir e repetir mais 2 vezes.

Gargarejo com bicarbonato de sódio

Adicionar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 xícara de água morna e mexer bem até o bicarbonato estar completamente dissolvido. Dar um gole, fazer um gargarejo no máximo de tempo e cuspir, repetindo 2 vezes seguidas.

Gargarejo com vinagre

Adicionar 4 colheres de sopa de vinagre e 4 colheres de sopa de água em 1 xícara e fazer um gargarejo durante o máximo de tempo que se conseguir, cuspir a solução.

Gargarejo com camomila

Adicionar 2 colheres de chá de folhas e flores de camomila em 1 xícara de água fervente e manter num recipiente coberto por pelo menos 10 minutos. Coar, fazer um gargarejo durante o máximo de tempo possível, cuspindo o chá e repetindo mais 2 vezes. É recomendado fazer um chá novo sempre que for gargarejar.

Gargarejo com arnica

Adicionar 1 colher de chá de folhas secas de arnica em 1 xícara de água fervente e deixar coberto por pelo menos 10 minutos. Coar e gargarejar durante o máximo de tempo que se conseguir, cuspindo depois o chá. Repetir mais 2 vezes.

Saiba outra receita caseira para garganta inflamada em: Remédio caseiro para dor de garganta.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 26/08/2014 Última atualização da página: 26/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.