Garganta Inflamada

publicidade

A garganta inflamada pode gerar sintomas como ardência na garganta e dificuldade para engolir, e em muitos casos o uso de remédios caseiros como os gargarejos podem ser úteis para o tratamento.

Sintomas da garganta inflamada

Os sintomas da garganta inflamada incluem:

  • Desconforto na garganta;
  • Tosse seca, irritativa;
  • Dor de garganta ao engolir ou falar;
  • Garganta muito vermelha e inchada;
  • Pode haver febre baixa (infecção viral) ou febre alta (infecção bacteriana);
  • Pode haver mau hálito e
  • Pode haver aumento dos gânglios do pescoço.

A garganta inflamada pode ser causada por uma gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite. Outras possíveis causas da dor de garganta são: irritação na garganta pela inalação de sustâncias tóxicas, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, ou refluxo dos alimentos para a garganta.

O diagnóstico da garganta inflamada pode ser feito pelo médico clínico geral após a observação da garganta, mas em caso de dor de garganta frequente um otorrinolaringologista poderá ser consultado.

Remédio caseiro para garganta inflamada

Um bom remédio caseiro para garganta inflamada é o gargarejo com água morna e sal pois ele possui propriedades antimicrobianas que pode ajudar a limpar a garganta diminuindo os sintomas da doença.

A garganta inflamada de causa viral causa febre baixa e pode ser tratada com plantas medicinais que possuem propriedades mucilaginosas e antiflogísticas, pois elas aliviam os sintomas da dor de garganta e estimulam a função auto curativa das mucosas. Alguns bons exemplos são: malva, sálvia, alteia e camomila, que podem ser utilizadas em forma de chá, na proporção de 1 colher (sopa) da erva escolhida para cada xícara de água fervente.

O que tomar para garganta inflamada

O que se pode tomar para garganta inflamada é o chá de limão com mel e gengibre pois ele possui propriedades antioxidantes e é rico em vitamina C que fortalece as defesas naturais do organismo. 

  • Para o chá: Acrescentar à xícara de água fervente 1 limão fatiado e 1 cm gengibre, tapar e esperar cerca de 15 minutos. A seguir, coe e adoce com mel. Beba este chá 2 vezes por dia.

Remédio para garganta inflamada

Alguns exemplos de remédios para garganta inflamada são: Amoxicilina, Ibuprofeno e Penicilina que podem ser utilizados sob prescrição médica.

Garganta inflamada na gravidez

A garganta inflamada na gravidez pode ser tratada com medidas simples como gargarejos, mas aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C como laranja, tangerina e limão é indicado pois são ricos em antioxidantes, que vão auxiliar o organismo a combater a infecção mais rápido. 

Em caso de febre, o que pode fazer é adotar medidas caseiras para baixar a febre como tomar um banho frio (mas não muito frio) e colocar uma compressa de água fria na testa e no pescoço. A toma de medicamentos só deve ser utilizada sob orientação médica pois pode afetar o bebê.

Garganta inflamada no bebê

A garganta inflamada no bebê pode ser tratada com medidas caseiras como inalação de vapor de água. Uma boa dica é dar banho no bebê com água morna, fechando a porta do banheiro e a janela para manter o vapor da água por mais tempo. Se o pediatra achar necessário poderá indicar o uso de medicamentos como Ibuprofeno infantil.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/07/2014 Última atualização da página: 02/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.