Remédio caseiro para aftas

publicidade

Um excelente remédio caseiro para curar aftas é o bálsamo com óleo essencial de louro, pois ajuda a aliviar a dor e a inflamação. Além disso, tanto o chá de alfavaca como de manjericão também são bons remédios naturais para aftas na boca, uma vez que possuem propriedades analgésicas que reduzem a dor e antissépticas, deixando a região limpa de microrganismos.

Para complementar estes remédios caseiros, pode-se enxaguar a boca com água morna e sal 2 a 3 vezes por dia, pois o sal é antibacteriano e combate as bactérias responsáveis pelo surgimento de aftas.

Bálsamo com óleo essencial para aftas

O bálsamo com óleo essencial de louro é ótimo para aftas devido à sua ação antisséptica, analgésica e anti-inflamatória, ajudando a aliviar a dor, a diminuir a inflamação e a tratar a infecção.

Ingredientes

  • 1 gota de óleo essencial de louro
  • 10 ml de óleo mineral ou óleo de amêndoas doces

Modo de preparo

Adicionar a gota do óleo essencial de louro no óleo mineral e aplicar o bálsamo cerca de 3 a 4 vezes por dia.

Chá de alfavaca para aftas

O chá de alfavaca para aftas contém propriedades analgésicas, antissépticas e relaxantes que ajudam a aliviar a dor e a tratar a infecção.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de folhas de alfavaca
  • 500 ml água fervente

Modo de preparo

Adicionar as folhas de alfavaca na água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Guardar em um recipiente de vidro escuro, de preferência, e fazer gargarejos ou aplicar sobre a afta várias vezes por dia.

Este remédio também pode ser usado para tratar as aftas em grávidas.

Chá de manjericão para aftas

Fazer bochechos com o chá de manjericão é bom para curar aftas porque esta planta medicinal possui propriedades anti-sépticas que vão ajudar a manter a região devidamente limpa e livre de micro-organismos, acelerando a recuperação.

Ingredientes

Modo de uso

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Apague o fogo, tape a panela e deixe amornar. A seguir, coe o chá e faça bochechos com este chá de 2 a 3 vezes ao dia.

Cuidados para curar as aftas

Além destes remédios caseiros, é importante ter alguns cuidados até a afta desaparecer como evitar consumir alimentos ácidos ou condimentos e lavar a boca todos os dias com um antisséptico bucal, de preferência recomendado pelo dentista.

Veja outras formas de se livrar das aftas:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 15/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.