Estomatite aftosa

publicidade

A estomatite aftosa, ou afta, é uma ferida dolorosa que aparece na boca ou garganta e que dura, aproximadamente, 10 dias.

A estomatite aftosa não é contagiosa e não necessita de tratamento específico.

Já a estomatite aftosa recorrente, surge muitas vezes e com intervalos menores que 4 semanas, sendo provocada por outras doenças, como refluxo, e o seu tratamento é semelhante ao da estomatite aftosa.

Remédio para estomatite aftosa

Um bom remédio para estomatite aftosa é a Lidocaína viscosa, pois diminui o desconforto das aftas ao comer.

Os remédios como antibióticos e anti-inflamatórios estão reservados para os casos mais graves e devem ser tomados sob prescrição médica.

Tratamento para estomatite aftosa

O tratamento para estomatite aftosa pode ser feito apenas com boa higiene oral e uso de remédio anti-séptico bucal, como Cepacol ou Listerine.

Porém, um excelente tratamento caseiro para estomatite aftosa é o bochecho com água morna e sal marinho, de 2 a 3 vezes ao dia, aliviando os sintomas e facilitando a cicatrização da afta.

No caso da estomatite aftosa infantil o tratamento é feito com a ingestão de alimentos líquidos ou pastosos, de preferência frios, não sendo necessário utilizar remédios.

Causas da estomatite aftosa

As causas da estomatite aftosa incluem várias doenças, sistema imune enfraquecido, como no hiv, estresse, deficiência nutricional ou, algumas vezes, alergia.

Sintomas da estomatite aftosa

Os sintomas da estomatite aftosa incluem:

  • Aftas na boca;
  • Mal-estar;
  • Febre.

Na criança com menos de 3 anos, estes sintomas também podem indicar estomatite herpética.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 31/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.