Quitosana emagrece?

publicidade

Um estudo científico comprovou que a quitosana só emagrece quando seu uso é aliado a uma dieta hipocalórica. E, mesmo assim, sua eficácia não é garantida, visto que não foi encontrada uma quantidade considerável de gordura nas fezes de todos os participantes, como era suposto.

A quitosana é feita a partir de esqueletos de frutos do mar, sendo por isso uma fibra natural, que auxilia no trânsito intestinal e, supostamente, diminui a absorção de gorduras no intestino, por aderir-se às moléculas de gordura ingeridas, impedindo que ela seja depositada no corpo.

Outro estudo revelou que a quitosana pode ajudar a emagrecer, mas que possui pouca eficácia. E ela estaria dependente da qualidade do produto e da alimentação do indivíduo.

A quitosana é um dos remédios para emagrecer mais utilizados no Brasil e nos Estados Unidos, mas crê-se que isso deve-se ao fato de ser um produto que pode ser comprado sem receita médica, e não pela sua eficácia.

Referências BIbliográficas

 

 

  1. MHURCHU CN; PROPPITT SD; McGILL AT et al. The effect of the dietary supplement, Chitosan, on body weight:a randomised controlled trial in 250 overweight and obese adults. Acesso em Jan. 2012.
  2. TOLEDO OR; CASTRO JAM; HONORIO-FRANÇA AC; FRANÇA EL; FERRARI CKB. Uso de medicamentos para perda de peso e índice de massa corporal em universitários do Vale do Araguaia (MT/GO), Amazônia Legal. Acesso em Jan. 2012.
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 25/06/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.