Choque anafilático

O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia, é uma reação alérgica grave que surge poucos segundos ou minutos após estar em contato com um alergênio, provocando sintomas como dificuldade para respirar, inchaço da boca ou chiado ao respirar, por exemplo.

Geralmente, o choque anafilático é uma reação muito grave que pode colocar em risco a vida do paciente, por isso, o que se deve fazer é chamar imediatamente uma ambulância, ligando o 192, manter a calma e deitar a vítima de lado caso desmaie.

O choque anafilático pode surgir quando se ingere um alimento a que se é alérgico, como amendoim ou camarão, por exemplo, mas também pode acontecer devido ao contato com outras substâncias alérgicas, como a picada de uma abelha ou contato com látex.

Saiba mais sobre os primeiros socorros em: Primeiros socorros para choque anafilático.

Tratamento para choque anafilático

O tratamento para o choque anafilático deve ser feito o mais depressa possível no pronto-socorro ou em um hospital, com a injeção de adrenalina subcutânea e o uso de uma máscara de oxigênio para ajudar na respiração.

Nos casos mais graves, em que o inchaço da garganta impede a passagem do ar para os pulmões, é necessário realizar uma cricotireodostomia, que é um procedimento cirúrgico para fazer um pequeno corte na garganta e manter a respiração, de forma a evitar complicações graves como alterações cerebrais.

Após o tratamento para choque anafilático pode ser necessário que o paciente fique algumas horas internado no hospital, pois é importante observar todos os sinais e sintomas para evitar que o choque anafilático volte a surgir.

Sintomas do choque anafilático

Os principais sinais e sintomas de um choque anafilático incluem:

  • Dificuldade em respirar com chiado;
  • Inchaço da boca, olhos e nariz;
  • Sensação de bola na garganta;
  • Coceira e vermelhidão na pele;
  • Dor abdominal, náuseas e vômitos;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Tonturas e sensação de desmaio;
  • Aumento da produção de suor;
  • Confusão ou desmaio.

Estes sintomas, normalmente, surgem poucos minutos após estar em contato direto com substâncias alérgicas, sendo que as principais causas de choque anafilático incluem medicamentos, picadas de insetos e alimentos, como ovo, amendoim ou camarão.

Nem sempre os alergênios provocam um choque anafilático, conheça os sintomas mais leves de alergia em:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE