Postura correta melhora a qualidade de vida

publicidade

A postura correta melhora a qualidade de vida e é fundamental para a saúde dos ossos da coluna. Mas para conseguir ter uma boa postura é preciso que todos os músculos do corpo estejam fortalecidos, principalmente os músculos das costas e do abdômem.

O fator psicológico conta muito para uma boa postura corporal. Logo percebe-se quando um indivíduo está triste ou deprimido, devido ao posicionamento de seus ombros. Um indivíduo extremamente cansado ou sonolento dificilmente terá uma postura correta. À medida que um indivíduo feliz e bem disposto têm sempre uma postura melhor.

Algumas situações que podem causar a má postura são o estado psicológico, maneira de sentar incorreta, não realizar exercícios físicos e a posição ao dormir.

Ter uma má postura durante anos a fio pode ter consequências graves como hipercifose (corcunda) e escoliose. Estas, quando não tratadas podem levar inclusive a um comprometimento pulmonar, devido a sua pouca expansão durante a inspiração e às hérnias discais.

Para melhorar a postura o indivíduo pode:

  • Ao sentar-se numa cadeira reta colocar uma toalha de tamanho médio enrolada no fundo das costas. Assim mantêm-se a curvatura fisiológica normal evitando ficar recostado na cadeira.
  • Ao deitar-se, prefira a posição de lado, mas sempre com uma almofada entre as pernas, para que não haja uma diferença na altura dos quadris, que levam consequentemente a uma alteração nas costas.
  • Ao caminhar, jogue um pouco os ombros para trás, mas sem exagero, coloque a barriga para dentro e mantenha o queixo paralelo ao chão.
  • Praticar algum tipo de atividade física com reglaridade.

Contudo, alguns indivíduos não conseguem ter uma boa postura devido à alterações ortopédicas impotantes, e podem necessitar de fisioterapia ou até mesmo uso de um colete ortopédico para melhorar o posicionamento corporal.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 09/02/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.