Dor no pescoço

publicidade

​A dor no pescoço é um problema comum que, normalmente, está relacionado com a tensão muscular provocada por situações como excesso de estresse, dormir em uma posição estranha ou utilizar o computador por muito tempo, por exemplo.

Porém, a dor no pescoço também pode ter causas mais graves, como doenças da coluna, hérnia de disco ou infecções, como amigdalite, osteomielite ou meningite.

Assim, quando a dor no pescoço dura mais de 1 semana ou não melhora com a aplicação de compressas mornas e ingestão de analgésicos, como o Paracetamol, é recomendado consultar um ortopedista para iniciar o tratamento adequado.

O que pode ser dor no pescoço

As 5 principais causas de dor no pescoço incluem:

  • Dor no lado do pescoço é o tipo de dor mais comum e, geralmente, é sinal de contratura muscular, também conhecida como torcicolo, provocando sensação de tensão no pescoço e dor ao movimentar. Pode ser aliviada com a colocação compressas quentes sobre a região e descanso.
  • Dor no pescoço e coluna pode ser sinal de artrite ou hérnia de disco, piorando quando se dobra o pescoço ou se vira para olhar de lado. Este tipo de dor deve ser sempre avaliada pelo ortopedista.
  • Dor no pescoço e braço é um sinal frequente de nervo preso entre duas vértebras e deve ser tratada sob a orientação de um ortopedista e de um fisioterapeuta;
  • Dor no pescoço e cabeça pode ser sintoma de infecção, como amigdalite ou, em casos mais graves, meningite, sendo acompanhada de febre acima de 38ºC e calafrios;
  • Dor no pescoço e ouvido pode indicar um problema mais raro conhecido como Bruxismo, que consiste em ranger os dentes durante o sono, provocando a sensação de peso desde o pescoço até o ouvido. Pode ser aliviado com a ingestão de analgésicos, mas deve ser tratado com o uso de uma dentadura, recomendada pelo dentista.

Tratamento alternativo para dor no pescoço

O que se pode fazer para aliviar a dor no pescoço em casa, antes da consulta com o médico inclui:

  • Homeopatia: ingestão de remédios homeopáticos, como Homeoflan ou Arnica Prépós, da Almeida Prado, receitados pelo médico para tratar a inflamação muscular;
  • Repousar o pescoço: evitar fazer movimentos isolados do pescoço, virando o corpo para olhar de lado, por exemplo;
  • Compressas mornas: colocar uma compressa morna com 3 gotas de óleo essencial de alecrim sobre o local da dor, durante 15 minutos por dia.

Além disso, é importante seguir alguns conselhos como, adotar boa postura durante o dia e evitar usar mochilas pesadas nas costas, por exemplo.

Quando procurar um médico

É recomendado consultar um ortopedista quando a dor é muito forte e não melhora após 3 dias ou surgem outros sintomas, como febre, tonturas ou vômitos.

Nestes casos, é recomendado consultar um ortopedista ou clínica geral para fazer um raio X da coluna e iniciar o tratamento adequado.

Veja quais as causas de outros tipos de dor em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 28/08/2014 Última atualização da página: 20/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.