Osteomielite

publicidade

A osteomielite é uma infecção no osso causada por uma bactéria, vírus ou fungo e que pode levar ao surgimento de lesões irreversíveis sobre os ossos e articulações da região afetada.

Geralmente a osteomielite afeta os ossos dos pés, coluna e quadril, porém, nas crianças, pode atingir também os braços e as pernas.

Dependendo do tempo de desenvolvimento, a doença pode ser classificada em osteomielite aguda quando dura cerca de 4 semanas ou osteomielite crônica, quando se desenvolve por mais de 6 semanas.

Tratamento para osteomielite

O tratamento para osteomielite pode ser feito em casa com a ingestão de antibióticos orais, como Oxacilina ou Clindamicina, por cerca de 4 a 6 semanas.

No entanto, em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de injeções de remédio na veia, sendo que pode ser necessário que o paciente fique internado até poder iniciar o tratamento oral, que acontece por volta das 2 semanas.

Nos casos mais graves de osteomielite, pode ser utilizada cirurgia para retirar o osso e as articulações das regiões afetadas, substituindo-os com excertos e próteses ou fazendo a sua amputação.

Causas da osteomielite

As causas da osteomielite mais comuns, incluem:

  • Infecção de uma ferida ou parte do corpo, que se espalha pelo sangue;
  • Fraturas expostas ou utilização de próteses metálicas;
  • Pós-operatório de cirurgia aos ossos;

Além destas causas, os indivíduos com fatores de risco, como hemodiálise, diabetes ou sistema imune enfraquecido, têm maiores chances de desenvolver osteomielite ao longo da vida.

Sintomas de osteomielite

Os sintomas de osteomielite, mais frequentes, são:

  • Dor nos ossos; 
  • Febre acima de 38º;
  • Inchaço do local afetado;
  • Calafrios.

O indivíduo com estes sintomas deve consultar um ortopedista para fazer exames de diagnóstico, como raio-x, ecografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou exame de sangue, e iniciar o tratamento adequado.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/09/2014 Última atualização da página: 26/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.