Proteína C reativa

publicidade

A proteína C reativa (PCR) é uma substância presente no sangue quando há alguma inflamação ou infecção no organismo, sendo mais conhecida por indicar problemas cardiovasculares, principalmente a aterosclerose.

A produção da proteína C reativa aumenta principalmente nas primeiras 6 a 8 horas após o inicio de uma inflamação e mantém-se estável por até 48 horas. Ela era analisada como sendo positiva ou negativa, mas agora seus resultados são numéricos, como é o exemplo da proteína C reativa quantitativa.

Proteína C reativa elevada

A proteína C reativa elevada ou alta surge na maior parte dos processos inflamatórios do corpo humano, podendo estar relacionada com:

  • Infecções;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Reumatismo;
  • Câncer.

A proteína C reativa por ter alta sensibilidade para muitos episódios de inflamações, pode, por vezes, ser considerada inespecífica, e por isso o médico pode ter que avaliar a história clínica do paciente para interpretar o verdadeiro significado dos resultados do exame.

Proteína C reativa ultra sensível

A proteína C reativa ultra sensível é um exame muito utilizado para avaliar o risco de desenvolvimento de uma doença cardiovascular. Ela detecta valores mais baixos do que os da proteína C reativa normal, sendo que os seus resultados não devem ser confundidos. No caso da proteína C reativa ultra sensível os valores de referência para risco cardiovascular são:

  • Baixo risco: menor que 0,1 mg/dL;
  • Médio risco: entre 0,1 mg/dL e 0,3 mg/dL;
  • Alto risco: maior que 0,3 mg/dL.

Se o indivíduo for aparentemente saudável e apresentar valores de proteína C reativa ultra sensível altos, tem um risco elevado de desenvolver doença arterial periférica, em que placas de gordura se acumulam nas artérias.

Valor de referência da proteína C reativa

O valor de referência da proteína C reativa varia de pessoa para pessoa, mas o valor normal varia entre 0,25 e 0,50 mg/dL. Indivíduos obesos, com mais idade ou que praticam muito exercício físico podem apresentar uma elevação normal do valor da proteína C reativa. No entanto, quando acontece um processo inflamatório, infeccioso ou de morte de tecidos, estes valores podem aumentar até 1000 vezes.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 27/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.