O que fazer para engravidar

publicidade

Para engravidar rápido o que se deve fazer é ter relações sexuais em dias alternados, durante todo o período fértil. Outras dicas são:

  • Comer mais alimentos ricos em vitamina E e zinco, como gérmen de trigo, nozes e castanhas. Estes alimentos atuam diretamente nos hormônios sexuais, melhorando tanto a fertilidade feminina quanto a masculina
  • Investir numa alimentação saudável e na prática regular de exercícios físicos 
  • Evitar o estresse e a ansiedade, deixar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, que diminuem a fertilidade do homem e da mulher

Recomenda-se, ainda, que a mulher comece a tomar um comprimido de ácido fólico por dia, para prevenir alguma má formação do sistema nervoso no bebê durante a gravidez.

Período fértil para engravidar

O período fértil para engravidar é aquele que compreende o 11º ao 17º dia após a menstruação, a contar desde o dia em que a menstruação desceu.

Durante estes 6 dias, o casal deverá ter relações dia sim, dia não, e não deverá utilizar nenhum método anticoncepcional, sendo fundamental que o homem ejacule dentro da vagina, para garantir que os espermatozoides consigam alcançar o óvulo maduro.

Embora não seja muito fácil calcular a data exata da ovulação, a mulher pode identificar os sinais e sintomas do período fértil, observando atentamente sua própria secreção vaginal. Saber isto é importante, pois a data do período fértil pode variar se a mulher estiver estressada ou ansiosa.

Quando procurar ajuda para engravidar?

Se o casal não conseguir engravidar tendo relações regularmente dentro de 1 ano, eles deverão marcar uma consulta com um ginecologista para averiguar o porquê desta dificuldade.

O médico deverá requisitar alguns exames e, após saber seus resultados, ele poderá indicar o que se pode fazer para aumentar as chances de engravidar, como utilizar o método de indução da ovulação ou o coito programado.

Se, ainda assim, o casal não conseguir engravidar, pode-se recorrer a outros métodos para engravidar, como a inseminação artificial ou a fertilização in vitro.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 05/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.