Nistatina (Micostatin)

PUBLICIDADE

Bula de Nistatina (Micostatin)

Nistatina conhecida geralmente por Mycostatin é um medicamento antifúngico que pode ser encontrado nas farmácias com outros nomes como Candistatin, Canditrat, Inofungin ou Nistatec, por exemplo e, é usado para tratar a candidíase oral ou vaginal.

O seu uso é através de uma solução oral ou creme e deve ser recomendado por um profissional de saúde, sendo que no caso dos sintomas não passarem até 5 dias é fundamental ir no médico ou dentista.

PUBLICIDADE

Preço

Nistatina custa em média 20 a 30 reais.

Indicações

Nistatina é usada no tratamento da candidíase oral ou vaginal. Além disso, pode ser usado para o tratamento da candidíase no trato digestivo superior que é comum em pacientes com doenças que necessitaram uso prolongado de antibióticos, radioterapia ou drogas imunodepressoras que provocaram sistema imune fraco, como no caso de Aids.

Modo de Uso

O uso de nistatina deve ser feito por indicação do médico, sendo que geralmente deve-se aplicar a dose sobre a área afetada e manter na boca tanto tempo quanto for possível, pelo menos 2 minutos e só depois engolir. Depois de desaparecerem os sintomas deve-se manter a aplicação por mais 2 dias.

No caso dos adultos recomenda-se 500.000 a 1.000.000 UI, 3 ou 4 vezes por dia e nas crianças, varia com a idade, sendo que:

  • Prematuros e crianças de baixo peso: 100.000 UI, 4 vezes por dia.
  • Lactentes: 100.000 a 200.000 UI, 4 vezes por dia
  • Crianças de peso normal:100.000 a 600.000 UI, 4 vezes por dia.

Relativamente ao uso vaginal o seu uso é em creme e é indicado 100.000 UI por dia, equivalente a 4 g, durante 14 dias consecutivos através do uso de um aplicador.

Efeitos Colaterais

Os principais efeitos colaterais de nistatina incluem násea, vômito, diarreia e dor abdominal. No caso de aplicação vaginal pode causar coceira e queimação.

Contra Indicações

O uso de nistatina está contraindicado na gravidez risco A para uso Vaginal e desaconselhado por via oral.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE