Lipoaspiração tumescente

publicidade

A lipoaspiração tumescente é uma cirurgia plástica indicada para retirar a gordura localizada, sob um anestesia local chamada técnica de anestesia tumescente. Nela pode retirar aproximadamente 2 litros de gordura, sem a necessidade de transfusão sanguínea.

A lipoaspiração tumescente é indicada para casos onde é preciso remodelar o contorno corporal e não para tratar a obesidade.

Riscos da lipoaspiração tumescente

Quando a lipoaspiração tumescente é realizada por médicos cirurgiões plásticos ou dermatologistas com treinamento cirúrgico, devidamente treinados as chances de complicações são mínimas e até a presente data não há relatos de casos de morte relacionados a esta lipoaspiração, sendo portanto considerada a lipoaspiração mais segura de todas.

Apesar disso existe o risco da formação de seromas, que são líquidos acumulados próximos ao local da cicatriz, que podem ser reabsorvidos pelo organismo ou terão que ser retirados pelo médico com ajuda de uma seringa, dias após a cirurgia.

Como é feita a lipoaspiração tumescente

A lipoaspiração tumescente deve ser feita numa clínica de cirurgia estética ou hospital, sob anestesia local. O que quer dizer que o paciente deverá permanecer acordado durante todo o procedimento.

Durante a cirurgia o médico irá introduzir uma solução à base de lidocaína no local da aspiração, juntamente com outros medicamentos que diminuem o sangramento e facilitam a retirada da gordura localizada.Irá introduzir uma cânula, que irá "sugar" toda a gordura necessária.

Ao finalizar a aspiração de toda a gordura desejada, faz o curativo e coloca-se a cinta e o paciente e o paciente é levado para o quarto. O tempo médio de duração da lipoaspiração tumescente varia entre 2 a 2 horas e meia.

Locais mais indicados para fazer a lipoaspiração tumescente

Os locais mais indicados para fazer a lipoaspiração tumescente são a barriga, braço, coxa, papada (queixo) e flancos, que é aquela gordurinha que fica na lateral da barriga.

Pós operatório da lipoaspiração tumescente

No pós operatório recomenda-se que o paciente não faça esforços e dependendo da recuperação e da área aspirada, ele pode voltar às suas atividades normais dentro de 3 a 20 dias.

A alimentação deve ser leve, e a cinta só deve ser retirada para o banho no primeiro mês, devendo ser colocada novamente a seguir.

A drenagem linfática pode ser realizada e pode ajudar a drenar os líquidos conferindo um resultado mais rápido após a lipo.

Referência Bibliográfica

MARTINEZ MAR; OKAJIMA RMO; PROTO RS; LOURENÇO LM; MACHADO FILHO CDS. Estudos de 543 pacientes submetidos à lipoaspiração tumescente. Acesso em Nov. 2011.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/08/2014 Última atualização da página: 25/11/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.