Lipoescultura: o que é, quando é indicada, como é feita e recuperação

Atualizado em fevereiro 2023

A lipoescultura é uma cirurgia estética indicada para remover gordura localizada de pequenas áreas do corpo através da lipoaspiração e utilizar essa gordura em outras partes do corpo, como glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas para remodelar e melhorar o contorno corporal.

Esse tipo de cirurgia pode ser feito por mulheres ou homens que desejam retirar gordura de um local que não consegue ser eliminada com plano de treinos e alimentação adequados, e, ao contrário da lipoaspiração comum, a lipoescultura não é indicada para emagrecimento ou perda de peso. Veja como é feita a lipoaspiração.

A lipoescultura deve ser feita por um cirurgião plástico em clínicas especializadas ou hospitais, podendo ser feita com anestesia local e sedação, anestesia peridural ou anestesia geral, dependendo da região do corpo a ser tratada.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é indicada

A lipoescultura é indicada para remodelar o contorno corporal, retirando gordura localizada entre a pele e o músculo em diversas partes do corpo, e colocar a gordura retirada em partes estratégicas do corpo para melhorar e harmonizar o contorno corporal.

Geralmente, a lipoescultura é indicada para pessoas que estejam próximo do seu peso ideal, mas que não conseguem eliminar a gordura localizada e remodelar o corpo com dieta e exercícios físicos, não sendo recomendada para pessoas que desejam perder muito peso ou sofram de obesidade.

Em que locais do corpo pode ser feita?

Os locais do corpo mais comuns para fazer a lipoescultura, retirando a gordura localizada são:

  • Barriga;
  • Culote;
  • Papada;
  • Coxas;
  • Braços;
  • Joelhos;
  • Flancos.

Após retirar a gordura localizada, essa pode ser colocada em diferentes partes do corpo que se deseja remodelar, sendo as mais comuns o rosto, coxas, nádegas, panturrilhas, seios ou quadris, por exemplo.

Qual médico faz a lipoescultura?

O médico que faz a lipoescultura é o cirurgião plástico, que é especializado em procedimentos estéticos e de reparação corporais, podendo indicar o melhor tipo de tratamento de forma individualizada e de acordo com os objetivos da pessoa.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Cirurgiões Plástico e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como se preparar

Para se preparar para a lipoescultura alguns cuidados são importantes, como:

  • Esclarecer com o cirurgião plástico todas as dúvidas sobre a cirurgia, recuperação e expectativas;
  • Informar ao médico todos os medicamentos, vitaminas e suplementos nutricionais que toma com frequência, pois alguns podem afetar a recuperação, interferir na anestesia ou aumentar o risco de formação de coágulos ou de sangramento;
  • Informar ao médico sobre o uso de remédios anticoagulantes, como varfarina, heparina, rivaroxabana, ácido acetilsalicílico ou clopidogrel, pois o médico pode orientar suspender esses medicamentos alguns dias antes da cirurgia;
  • Informar ao médico se apresenta alergia à anestésicos, iodo, látex ou qualquer outro tipo de de medicamento;
  • Informar ao médico se apresenta problemas de saúde, como problemas de coagulação, pressão alta ou diabetes;
  • Parar de fumar, no casos de pessoas que têm o hábito de fumar, pelo menos 4 semanas antes e depois da lipoescultura para não interferir na cicatrização;
  • Evitar bebidas alcoólicas por pelo menos 2 semanas antes e depois do procedimento;
  • Evitar tomar remédios que não foram orientados pelo médico, inclusive remédios caseiros e chás;
  • Aumentar a ingestão de água e diminuir o consumo de sal antes da cirurgia;
  • Fazer jejum absoluto de pelo menos 8 horas antes da cirurgia, conforme orientado pelo médico;
  • Tomar os remédios de uso habitual normalmente, com pouca água, conforme orientação médica;
  • Levar um acompanhante no dia da cirurgia, pois deve-se evitar dirigir após o procedimento.

Além disso, é importante que sejam realizados alguns exames solicitados pelo médico para verificar o estado de saúde e diminuir o risco de complicações, sendo indicada a realização de exames cardíacos, exames de imagem, exame de urina e exames de sangue. Saiba mais sobre os exames que devem ser feitos antes de uma cirurgia plástica.

Como é feita a lipoescultura

A lipoescultura é feita pelo cirurgião plástico, normalmente com anestesia local e sedação, anestesia geral ou anestesia raquidiana ou peridural, dependendo da região do corpo em que será feito o procedimento.

Para fazer a lipoescultura o cirurgião deve seguir alguns passos, como:

  1. Marcar a pele, para identificar o local onde vai retirar a gordura;
  2. Aplicar anestesia local com adrenalina e soro na pele, para evitar o sangramento e a dor, e facilitar a saída da gordura;
  3. Fazer um pequeno corte no local para que possa ser introduzido um microtubo para aspirar a gordura;
  4. Aspirar a gordura em excesso que se encontra por baixo da pele com o microtubo;
  5. Colocar a gordura aspirada em uma centrífuga, para separar a gordura e o sangue aspirados; 
  6. Introduzir quantidades adequadas de gordura no novo local que deseja aumentar ou modelar.

Assim, na lipoescultura, a gordura em excesso é retirada e depois pode ser aproveitada para ser introduzida num novo local do corpo onde existe falta dela, como face, lábios, panturrilhas ou nádegas.

A duração desta cirurgia estética varia de acordo com a quantidade de gordura a aspirar, assim como o local a melhorar e o estado de saúde geral da pessoa. Porém, é comum que dure entre 1 a 2 horas e, normalmente, não é necessário internamento, podendo a pessoa ser liberada para casa no mesmo dia. 

Como é a recuperação

Após uma lipoescultura é comum que surja dor leve ou desconforto, assim como alguns hematomas e inchaço, nos locais onde a gordura foi aspirada e onde foi introduzida.

A recuperação é gradual e demora entre 1 semana a 1 mês, dependendo da quantidade de gordura retirada e do local, porém as primeiras 48 horas são as que necessitam de maiores cuidados. Desta forma, deve-se ficar com cinta elástica e não fazer esforços, tentando fazer apenas pequenas caminhadas por casa para evitar a formação de coágulos nas pernas.

Além disso, deve-se tomar os remédios para a dor receitados pelo médico e permanecer sem trabalhar por cerca de 1 semana, que é o tempo necessário até retirar os pontos da pele e garantir que a cicatrização está ocorrendo corretamente. Veja todos os cuidados que se deve ter no pós operatório.

Quando é possível ver os resultados

Após a cirurgia, já é possível observar alguns resultados, no entanto, como a região ainda se encontra dolorida e inchada, é frequente que a pessoa só consiga começar a observar os resultados definitivos após 3 semanas e até 4 meses após a cirurgia.

Assim, no local onde se retirou a gordura, fica-se com as curvas mais definidas, enquanto no local onde se colocou a gordura, aparece uma silhueta mais redonda e preenchida, aumentando o tamanho e diminuindo os sulcos.

Embora, não seja uma cirurgia para emagrecer é possível perder algum peso e ficar com o corpo mais delgado, pois é removida a gordura localizada.

Possíveis complicações

A lipoescultura é considerada uma técnica cirúrgica segura, quando realizada por um cirurgião plástico capacitado e experiente, no entanto, como qualquer cirurgia, podem surgir algumas complicações como:

  • Hematomas e dor, que normalmente desperecem ao fim de 15 dias;
  • Sangramentos;
  • Infecções;
  • Formação de coágulos nas pernas;
  • Alterações da sensibilidade ou na cor da pele;
  • Irregularidades no contorno corporal.

Além disso, também pode ocorrer reação à anestesia durante o procedimento. Nesse caso, os cuidados médicos são imediatos, pois a cirurgia é realizada em ambiente hospitalar ou clínicas especializadas, com equipamentos para emergências médicas.

Outro risco é a formação de seromas, que são líquidos acumulados próximos ao local da cicatriz, que podem ser reabsorvidos pelo organismo ou podem ser retirados pelo médico com ajuda de uma seringa, dias após a cirurgia. Saiba os fatores que favorecem a formação do seroma e como evitar

Quando voltar ao médico

É importante voltar ao médico caso surjam sintomas como muito inchaço ou dor intensa nos locais em que foram retiradas ou aplicadas a gordura, dor no peito, febre ou falta de ar.