Seroma

publicidade

O seroma é uma complicação que pode ocorrer após qualquer cirurgia, sendo caracterizada pelo excesso de líquido que fica retido próximo à cicatriz cirúrgica causando inflamação, geralmente devido à falta de uso de uma cinta ou curativo compressivo após a cirurgia.

O seroma geralmente é mais frequente pós cirurgia da mama, após cesárea ou pós abdominoplastia e o seu tratamento normalmente envolve aspirar o líquido através de injeções ou drenos, assim como, o uso de uma cinta para evitar novo acúmulo de líquido.

O seroma deve ser tratado, pois o acúmulo de líquido que não é removido, pode endurecer, formando um seroma encapsulado e deixando a cicatriz feia. Além disso, o tratamento também é importante porque o seroma pode infeccionar, formando um abcesso na cicatriz, com libertação de pus, que é tratado com antibióticos.

Fotos de seroma

Como tratar o seroma

O tratamento do seroma é feito através da aspiração do líquido, através de injeções e drenos, com anestesia, até ao esvaziamento completo do líquido. Além disso, para diminuir a dor, o médico pode prescrever remédios analgésicos e anti-inflamatórios como Paracetamol ou Ibuprofeno, por exemplo.

O tratamento também inclui curativos compressivos no local da cicatriz e a utilização de uma cinta para haver uma compressão em toda a área ao redor da cicatriz, para evitar o acúmulo de mais líquido.

Nos casos em que o seroma infecciona, o tratamento geralmente é feito com antibióticos prescritos pelo médico. Já no caso de seroma encapsulado, o médico poderá recomendar a cirurgia para remoção do líquido e para deixar a cicatriz mais bonita.

Sintomas do seroma

Os sintomas do seroma incluem:

  • Inchaço local e abaulamento da cicatriz;
  • Flutuação no local da cicatriz;
  • Dor na região da cicatriz;
  • Pele avermelhada e aumento da temperatura ao redor da cicatriz;
  • Liberação de um líquido branco claro pela cicatriz.

Na presença destes sintomas, o indivíduo deve ir ao hospital para receber o tratamento e drenar o líquido acumulado o mais rapidamente possível, prevenindo complicações como infecção ou endurecimento da cicatriz.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade