Joelho inchado

publicidade

O joelho inchado é um sintoma muito frequente em ortopedia e pode afetar indivíduos de todas as idades e condições físicas. Geralmente surge joelho inchado e com dor, pois condições clínicas ou ortopédicas que provocam acúmulo de líquido no joelho, por exemplo, podem afetar também os nervos.

Quando o indivíduo tem o joelho inchado e estalando pode ser devido a artrose ou problemas da coluna, enquanto que quando o joelho está inchado e roxo pode indicar uma contusão ou uma entorse no joelho. Já no caso de ter o joelho inchado e vermelho pode estar acontecendo um processo inflamatório ou infeccioso, ao contrário do joelho inchado na parte de trás é um sinal comum de cisto de Baker.

O indivíduo com inchaço no joelho que não cura em cerca de 1 semana deve consultar um médico ortopedista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Causas do joelho inchado

As causas do joelho inchado são muito diferentes e dependem da localização do inchaço e de outros sintomas. Algumas das causas mais comuns do joelho inchado são:

  • Lesão do menisco; Rompimento dos ligamentos; Lesão na cartilagem;
  • Pancadas; Fracturas no joelho; Artrite; Artrose;
  • Gota; Lúpus; Sinovite no joelho; Infecções; Cisto de Baker;
  • Exercício físico intenso; Entorse do joelho.

Devido à existência de várias causas para o joelho inchado, o médico ortopedista deve ser consultado para realizar o diagnóstico da situação e indicar o melhor tratamento.

Joelho inchado na gravidez

O joelho inchado na gravidez é normal e acontece devido ao inchaço natural das pernas, devido o efeito dos hormônios progesterona e estrogênio, que causam dilatação das veias. O aumento da barriga e do peso da grávida também podem provocar inchaço nas pernas devido ao acúmulo de líquido e à inflamação dos tecidos do joelho.

Para evitar o joelho inchado, a grávida deve descansar bastante durante o dia, beber muita água e elevar as pernas no final do dia.

Joelho inchado, o que fazer?

Em caso de joelho inchado, o que se pode fazer é observar se existem outros sintomas relacionados. O médico deve ser informado caso o inchaço do joelho se mantenha ou aumente ao longo dos dias, para que ele identifique a causa correta e prescreva o melhor tratamento. Alguns tratamentos disponíveis para o joelho inchado são:

  • Manter o repouso;
  • Aplicar uma compressa morna ou fria;
  • Tomar remédios anti-inflamatórios;
  • Fazer sessões de fisioterapia;
  • Retirar do excesso do líquido através de um punção;
  • Cirurgia, nos casos mais graves.

O tratamento do inchaço no joelho tem três objetivos principais: recuperar o movimento, a força e o equilíbrio. Assim, o indivíduo pode voltar a realizar as suas atividades de vida diária após recomendação do médico ou, em casos menos graves, quando recuperar todos os movimentos do joelho, já não sentir dor e não apresentar inchaço na articulação.

Tratamento caseiro para inchaço no joelho

Um ótimo tratamento caseiro para o inchaço no joelho em caso de entorse é a aplicação de uma compressa fria na articulação. Ela deve ser aplicada durante 30 minutos de 1 em 1 hora nos momentos após a pancada. Nos dias seguintes a compressa fria pode ser aplicada de 3 em 3 horas até o inchaço diminuir e a dor desaparecer. A compressa deve ser envolvida com um pano para proteger a pele do frio.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 21/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.