Exercícios para artrose no joelho

publicidade

Os exercícios mais indicados em caso de artrose no joelho são aqueles que fortalecem os músculos da região anterior, lateral e interior da coxa. Os exercícios devem ser realizados 3 vezes por semana, com séries de repetição de 3 x 20. Isto é, cada exercício deverá ser realizado 20 vezes e então há 1 minuto de descanso. Depois deve-se realizar mais 2 séries iguais a esta. Os exercícios devem ser prescritos pelo fisioterapeuta, de forma individualizada mas alguns exemplos são:

Exercícios de Pilates para artrose no joelho

Os exercícios de Pilates para artrose no joelho devem ser orientados por um fisioterapeuta com conhecimento específico da técnica. Existem diversos exercícios de Pilates que podem ser utilizados no tratamento da artrose e a sua aplicação vai depender do grau da lesão e dos sintomas apresentados pelo indivíduo. Alguns exemplos de exercícios de Pilates para joelhos são:

Exercícios desaconselhados para artrose de joelho

Alguns exemplos de exercícios desaconselhados em caso de artrose nos joelhos são:

  • Corrida;
  • Step;
  • Musculação, dependendo do grau da lesão;
  • Lutas marciais;
  • Salto com vara.

Estes exercícios são desaconselhados pois podem produzem grande impacto nos joelhos podendo aumentar a lesão, agravando a doença e aumentando o risco de cirurgia.

Exercícios físicos aconselhados para artrose de joelho

Os exercícios físicos mais aconselhados para quem sofre de artrose de joelho são caminhada leve, com tênis apropriado para corrida e andar de bicicleta, mas o médico ou o fisioterapeuta poderão indicar o melhor exercício no seu caso específico, já que pode haver variações, de acordo com a gravidade da lesão apresentada.

Os exercícios são ótimos para o tratamento da artrose no joelho pois eles ajudam a fortalecer os músculos da perna, aumentam a densidade óssea e diminuem a dor. É importante fortalecer os músculos que formam o quadríceps em caso de osteoartrose no joelho pois eles controlam o impacto do pé no chão, diminuindo a degeneração a articulação dos joelhos e diminuindo a necessidade de cirurgia.

Quando o indivíduo não sentir mais dores nos joelhos, os exercícios poderão atingir um nível mais forte e o fisioterapeuta poderá indicar uma avaliação com um bom preparador físico, pois a musculação pode ajudar a prevenir lesões futuras.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/08/2014 Última atualização da página: 18/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.