Herpes genital tem cura?

publicidade

Apesar de muitas pesquisas serem realizadas anualmente, o herpes genital ainda não tem cura. O vírus do herpes aloja-se nas terminações nervosas, local onde nenhum medicamento consegue alcançar.

Como forma de tratamento para a doença, existem os medicamentos antivirais, cujo mais receitado no Brasil é o Aciclovir (Zovirax). Este medicamento consegue diminuir a replicação do vírus, o que leva a uma diminuição do seu tempo de atuação e diminui as chances de transmissão da doença.

Várias pesquisas têm sido realizadas a fim de descobrir a cura do herpes. Algumas mostraram ser eficazes em animais, mas sem sucesso em seres humanos. Há também um consenso geral de que somente uma vacina seria capaz de imunizar os indivíduos contra este vírus e que, com ela, seria também possível a cura do herpes, mesmo em casos recorrentes. Apesar dos estudos constantes esta vacina ainda não foi descoberta.

Referência Bibliográfica

PENELLO AM; CAMPOS BC; SIMAO MS; GONÇALVES MA; SOUZA PMT; SALLES RS; PELLEGRINI E. Herpes genital. Acesso em Nov. 2011.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 21/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.