Hepatite B tem cura?

publicidade

A hepatite B nem sempre tem cura. No caso da hepatite B aguda, a maioria dos casos tem cura, pois as próprias células de defesa do organismo conseguem combater o vírus e eliminar a doença.

Desta forma, não há tratamento específico para hepatite B aguda, porém o indivíduo deverá ter alguns cuidados com a alimentação, não beber bebidas alcoólicas, evitar fazer esforços e hidratar-se corretamente.

Em alguns casos de hepatite B aguda, ela pode evoluir para hepatite B crônica, quando a infecção dura mais de 6 meses. Neste caso, o risco de surgirem lesões graves do fígado como cirrose hepática e insuficiência hepática, por exemplo, é grande e as chances de cura são mínimas, pois o organismo não conseguiu combater o vírus da hepatite B e este permaneceu no organismo.

Assim, indivíduos com hepatite B crônica, além dos cuidados referidos para a hepatite B aguda, necessitam de um tratamento mais específico indicado pelo hepatologista que pode ser feito com medicamentos antivirais como o Interferon e o Entecavir, por exemplo e que pode durar toda a vida.

No entanto, pacientes com hepatite B crônica que realizaram o tratamento corretamente podem não desenvolver doenças do fígado e podem deixar de tomar os remédios. Além disso, pacientes com hepatite B crônica que realizam o tratamento há vários anos podem ficar curados, apesar de não ser comum.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 05/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.