Tratamento para hepatite B

publicidade

O tratamento para a hepatite B varia no caso de a apresentação ser de forma da doença em aguda ou crônica. Na forma aguda a hepatite B deve ser tratada sem medicamentos e no caso da hepatite B pode ser necessário tomar remédios para o fígado por toda vida.

Tratamento para hepatite B aguda

O tratamento para hepatite B aguda consiste em repouso, hidratação, uma alimentação equilibrada, mas para diminuir o desconforto causado pelos enjoos e as dores musculares pode-se tomar medicamentos analgésicos e anti-eméticos, não sendo necessário tomar nenhum medicamento específico contra o vírus da hepatite B.

Ao longo dos 6 meses de recuperação o paciente não poderá tomar nenhum tipo de bebida alcoólica, não deve usar a pílula anticoncepcional e se houver a necessidade de tomar algum outro medicamento, o médico deverá ser avisado, pois pode prejudicar o tratamento ou não fazer efeito.

Tratamento para hepatite B crônica

O tratamento para hepatite B crônica pode ser feito através da toma de medicamentos como lamivudina, interferon alfa, famciclovir, ou adenofir, por exemplo. Alguns pacientes deverão tomar o medicamento por toda a vida para evitar o desenvolvimento de doenças como o  câncer no fígado, pois com a replicação do vírus ao longo dos anos, o fígado poderá sofrer danos irreversíveis. Mas existem casos em que a hepatite crônica pode ser curada, e muitas vezes isto se deve a toma do Interferon.

Quem possui hepatite B crônica deve ter cuidados alimentares, não deve consumir nenhum tipo de bebida alcoólica e só deve tomar remédios sob orientação médica para evitar maiores danos ao fígado.

Referência Bibliográfica:

Marcelo Simão Ferreira. Diagnóstico e tratamento da hepatite B. Acesso em Abril, 2013.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 11/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.