Exercícios de Kegel

PUBLICIDADE

Os exercícios de Kegel servem para combater a perda involuntária de urina, tanto no homem quanto na mulher, porque tonificam e fortalecem o músculo chamado Pubiococcígeo, localizado no assoalho pélvico.

Outros benefícios dos exercícios de kegel são a melhora do contato íntimo porque eles aumentam a circulação sanguínea e ajudam a mulher a identificar os músculos envolvidos no contato íntimo, e o combate ao vaginismo, que ocorre quando a mulher contrai os músculos da vagina involuntariamente, impedindo a penetração.

PUBLICIDADE

No homem, os exercícios de kegel também servem para combater a ejaculação precoce e para tratar a disfunção erétil.

Os exercícios de Kegel na gravidez servem para prevenir ou combater problemas, como incontinência urinária, que são muito frequentes neste período devido ao crescimento do útero e do estiramento do períneo durante a fase de dilatação do parto normal, sendo também úteis para facilitar a saída do bebê durante o parto normal.

Como fazer os exercícios de Kegel

​Para fazer os exercícios de Kegel deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Esvaziar a bexiga;
  2. Identificar o músculo pubococcígeo: para isso, tentar interromper o jato de xixi enquanto urina;
  3. Voltar a contrair o músculo pubococcígeo depois de urinar para se certificar que sabe contrair o músculo corretamente;
  4. Realizar 10 contrações seguidas do músculo;
  5. Relaxar por alguns instantes;
  6. Retomar o exercício, fazendo, pelo menos, 10 séries de 10 contrações todos os dias.

Localização do músculo PubococcígeoLocalização do músculo Pubococcígeo
Contração do músculo PubococcígeoContração do músculo Pubococcígeo

Os exercícios de kegel podem ser realizados em qualquer posição, seja sentada, deitada ou de pé, e pode inclusive ser realizado com o auxílio de bolas de ginástica. No entanto, é mais fácil iniciar estando deitada com as pernas dobradas.

Os exercícios de kegel podem ser realizados de forma diferente, com progressão e com auxílio de aparelhos de fisioterapia, mas neste caso um fisioterapeuta deverá orientar os pormenores pessoalmente.

Links úteis:

PUBLICIDADE